Carregando um ar condicionado: reparando problemas do compressor
Sr. Fernando Rocha Filho
• 5 min de leitura
Carregando ou recarregando sua unidade
Se o ar condicionado em casa estiver com problemas, é provável que você precise carregar o refrigerante na unidade. Eles normalmente não precisam de carregamento frequente; a situação surgiria apenas em casos onde o refrigerante vaza, algum componente foi instalado recentemente ou você está montando uma nova unidade do zero. Carregar refere-se ao processo de adicionar ou remover uma quantidade fixa da unidade, para que possa fornecer ar frio uniforme em todo o cômodo ou casa. Isso também depende do tipo que você usa. Uma distinção é feita entre azeótropo e não azeótropo. O primeiro é uma mistura que atua como um único refrigerante, enquanto o último não. Portanto, o azeótropo pode ser completado, mas o não azeótropo deve ser recarregado do princípio. Siga as instruções passo a passo fornecidas abaixo para descobrir como você pode carregar um ar condicionado lento.
Passo 1
Trabalho preliminar. O primeiro passo é ler o manual para descobrir quais são os requisitos, qual é o tipo de refrigerante usado e se isso deve ser deixado para os profissionais. Assuma essa tarefa apenas se o manual declarar que ela não requer experiência profissional e fornecer ajuda na compreensão da técnica a ser usada. Normalmente, existem três maneiras pelas quais uma unidade pode ser carregada, dependendo do sistema de encaixe.
Passo 2
Para sistemas com tubo capilar ou em caso de refrigeração inadequada.
Etapa II - Fixe o cilindro na mangueira central do manômetro.
Etapa III - Limpe ou purgue a linha estrangulando o regulador de bitola plana e o regulador do cilindro. Feche os reguladores após a conclusão da limpeza.
Etapa IV - Remova a tampa de segurança da válvula de serviço da unidade e conecte a mangueira do manômetro a ela.
Etapa V - Abra lentamente o regulador do manômetro e acelere o regulador do cilindro. Feche o regulador do cilindro quando a pressão atingir a pressão de operação aplicável ao modelo da unidade. Execute a unidade para verificar se o resfriamento agora está adequado e se o visor não está obscurecido.
Passo VI - Se o resfriamento ainda for insuficiente, troque a unidade e repita o processo do passo V, até que o nível ótimo de resfriamento seja alcançado.
Etapa 3
Para sistemas de válvula de expansão termostática ou em caso de refrigeração excessiva.
Etapa I - Igual às etapas I-III acima.
Passo II - Fixe a mangueira do manômetro composto (no caso anterior era o manômetro simples usado) à válvula de serviço de sucção após retirar a tampa protetora da válvula.
Etapa III - Abra o regulador de medidor composto lentamente, enquanto estrangula o regulador do cilindro. A pressão aplicada deve ser menor do que o ponto de pressão no qual o refrigerante se condensa. Feche o regulador do cilindro quando o ponto de pressão operacional no lado inferior for alcançado. Execute a unidade para verificar se a intensidade do resfriamento diminuiu e o visor está limpo. Assim que o ponto de baixa pressão ideal for alcançado, significa que o carregamento suficiente foi feito e agora funcionará corretamente.
Passo 4
Para uma unidade totalmente vazia ou um condicionador de ar recém-montado ou uma unidade onde a umidade foi removida.
Etapa I - Desligue o compressor, conecte a mangueira do cilindro à válvula central do manômetro e purgue a linha estrangulando simultaneamente o cilindro e os reguladores do manômetro. Feche os reguladores quando a purga for concluída.
Etapa II - Conecte a mangueira de pressão composta do manômetro à válvula de serviço de sucção.
Etapa III - Abra o regulador de pressão composto lentamente e abra totalmente o regulador do cilindro. Como o está sendo preenchido do zero, continue o processo até que a quantidade total necessária seja adicionada ao sistema.
Etapa IV - Ligue a unidade, verifique a pressão de operação, o visor de vidro e o status de superaquecimento.
“Superaquecimento” refere-se à temperatura na qual ele retornará ao compressor na forma de vapor. O efeito oposto disso é "sub-resfriamento"; que é a temperatura na qual o refrigerante se condensa em um líquido saturado e flui do compressor para fornecer o efeito de resfriamento.
Esse tipo de reparo pode ser feito pelo proprietário ou por um profissional. Ao decidir, você precisa considerar que este é um processo complexo que requer um bom entendimento de como funciona um ar condicionado, como funciona o processo de circulação e os requisitos de pressão ideal. Se algum desses parecer complicado ou difícil para você, é melhor obter a experiência profissional de técnicos qualificados para carregar o sistema ou reparar qualquer vazamento. Seja o que for que você decida, seus problemas logo serão resolvidos e você poderá desfrutar de sua casa fresca no tempo quente.