Caldeiras a gás são essenciais para manter temperaturas confortáveis em nossa casa, mas, novamente, podem ser fatais quando não mantidas de maneira adequada. Na verdade, cerca de 50 pessoas morrem anualmente devido ao envenenamento por monóxido de carbono de dispositivos de aquecimento defeituosos.
Aprenda medidas preventivas
Para evitar fatalidades, é fundamental que você aprenda medidas preventivas e dicas de manutenção de sua caldeira a gás. Isso também garante que o dispositivo de aquecimento da caldeira esteja funcionando com a eficiência máxima. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo:
Certifique-se de que suas caldeiras sejam verificadas regularmente uma vez por ano por um profissional certificado. Certificando-se de que sua caldeira é verificada regularmente para fins de manutenção, você estaria evitando o desenvolvimento de quaisquer problemas graves na caldeira. A longo prazo, isso o ajudaria a economizar em custos e preços de reparo enormes e a evitar sérios inconvenientes. Se alugar um apartamento, o senhorio é responsável por mandar verificar as caldeiras a gás.
Execute o aquecimento pelo menos uma vez por mês. Sim, isso deve acontecer mesmo durante os meses de verão. Isso garantiria que sua caldeira a gás continuasse funcionando sem problemas e também limparia a sujeira e grãos que podem se acumular nas peças da caldeira devido ao desuso.
Instale um detector de monóxido de carbono. Como precaução, certifique-se de ter um detector de monóxido de carbono instalado próximo à caldeira a gás.
Verifique as saídas de ar e as condutas externas. Uma coisa que você sempre pode verificar é se as saídas de ar e as condutas externas de seu sistema de caldeira a gás nunca estão bloqueadas e não apresentam sinais de vazamentos. Além disso, certifique-se de que o ambiente onde está a caldeira a gás seja bem ventilado.
Inscreva-se no seguro de aquecimento a gás. Certifique-se de fazer isso enquanto a caldeira a gás ainda está em boas condições de funcionamento. Uma tampa de aquecimento a gás o ajudará sempre que você precisar repará-la ou substituí-la.
Confira suas opções. Existem muitos tipos de dispositivos de aquecimento a gás que podem atender melhor às suas necessidades e preferências. Por exemplo, você pode optar por ter caldeiras de condensação mais amigas do ambiente do que as tradicionais caldeiras a gás, visto que são mais eficientes do ponto de vista energético e emitem menos dióxido de carbono prejudicial. Se sobrar pouco espaço para um aquecedor a gás, pode-se escolher caldeiras combinadas que ocupam menos espaço (isso porque não precisam do tanque de água ou botijão de água quente que acompanha outros tipos de caldeiras a gás). Para ajudá-lo a escolher, você pode contratar um instalador certificado. Existem também caldeiras a óleo, com algumas variedades trabalhando com biodiesel para garantir menos emissões de dióxido de carbono; caldeiras elétricas, que podem funcionar com eletricidade; e ainda uma caldeira de biomassa, que funciona com lenha e toras. Pesquise online sobre as diferentes análises sobre a eficiência e os preços dessas alternativas. Além disso, verifique com o seu instalador a melhor forma de manter esses tipos de dispositivos de aquecimento a gás.
Aí está! Estas são algumas das formas de fazer a manutenção da caldeira a gás em casa. Basta praticar essas dicas de segurança e manutenção e você economizará muito tempo e problemas.