Como solucionar problemas comuns de caldeira a gás: Conserto de caldeira?
Luciana da Cruz Filho
• 4 min de leitura
Aprenda dicas do tipo faça você mesmo sobre conserto de caldeiras a gás
Uma caldeira a gás é o aparelho mais comum, podendo ser encontrado em todas as casas, dependendo da região e local. Existem algumas etapas simples de solução de problemas que podem ajudá-lo a identificar problemas comuns de caldeiras a gás. Com conhecimento suficiente em consertar uma caldeira a gás, você não precisa gastar mais dinheiro na contratação de técnicos. Você não precisa esperar a chegada do técnico e também não precisa perder tempo esperando. Os princípios por trás dessas dicas também podem ser aplicados a caldeiras combinadas, caldeiras a óleo, caldeiras de condensação e outros tipos de caldeiras.
Aqui estão os princípios básicos de como solucionar (e reparar!) Alguns problemas comuns de caldeiras a gás:
1. Problemas de aquecimento a gás, fazendo com que seja necessária a reparação da caldeira a gás. O desempenho inadequado de aquecimento da caldeira da sua caldeira a gás é provocado por uma alteração abrupta do nível de água inadequado. Problemas de aquecimento também podem surgir da flutuação repentina da atmosfera da caldeira devido à presença de depósitos minerais. O que você deveria fazer?
a) Verifique seu tridicador. Ele mede a temperatura e a pressão de sua caldeira a gás. A pressão da água abaixo de 12 psi significa que mais água é necessária. Você não fará isso mecanicamente. A válvula redutora de pressão de sua caldeira a gás fará isso automaticamente por você. Por outro lado, se sua caldeira não tiver esse tipo de válvula, você pode abrir a válvula de água para alimentar a caldeira com água de até 12 psi.
b) Os depósitos minerais podem ser expelidos através do sistema de descarga da sua caldeira.
2. Problemas do tanque de expansão. Os problemas de reparo da caldeira no tanque de expansão podem ser causados por ar insuficiente e transbordamento de água. O que você deveria fazer?
a) Determine a localização do seu tanque de expansão. As versões mais antigas dos sistemas de caldeira estão localizadas no sótão, enquanto as versões mais recentes dos sistemas de caldeira estão localizadas no teto.
b) Certifique-se de que o ar é transportado corretamente no tanque de expansão para evitar exceder a pressão do nível de água.
c) Compare a temperatura da parte superior e inferior do tanque. Você pode fazer isso usando sua mão como termômetro. A temperatura do fundo do tanque deve ser mais quente. Se assim não for, deve desligar a caldeira. Em seguida, feche o sistema de abastecimento de água. Por último, aguarde alguns minutos para esfriar o tanque.
d) Drene a água conectando uma mangueira à válvula de purga do tanque. Por outro lado, se a sua caldeira não inclui uma válvula de purga, pode desligar a válvula que se encontra entre a caldeira e o tanque de expansão. Isso fará com que o tanque drene um pouco de água.
e) Ligue a caldeira. Deixe a caldeira recarregar por algumas horas após o reparo da caldeira.
3. Problemas de radiadores e reparos de caldeiras. O aquecimento inadequado dos radiadores é o resultado de uma válvula de zona defeituosa ou ar bloqueado no radiador ou na linha. O que você deveria fazer?
a) Destrave a válvula de sangria do radiador. Se você notar que a água sai do radiador, feche-o.
b) Verifique se o motor ou a válvula de zona funcionam corretamente. Se essas peças não estiverem funcionando corretamente, procure a ajuda de um técnico. Verifique as classificações de serviço dos técnicos em busca do melhor técnico.
Agora que você conhece as etapas fáceis para consertar sua caldeira a gás com esses consertos simples de caldeira, agora você pode sentar e relaxar, porque você não precisa gastar dinheiro em custos de conserto quando sua caldeira apresentar defeito.