Um fogão a lenha pode criar um ambiente muito aconchegante e caseiro durante as noites frias. Além disso, um fogão a lenha é muito econômico e uma boa alternativa para economizar nos gastos com combustível para aquecer sua casa. Também agora está se tornando moda para instalar um fogão a lenha à noite em casas contemporâneas. Com os novos designs e configurações disponíveis, um recuperador de calor pode encontrar lugar dentro de uma casa de campo ou dentro de casas mais modernas. Abaixo estão as etapas sobre como usar um fogão a lenha.
Se você não tem acesso a lenha que pode ser usada para o fogão compre a lenha pré-cortada. Existem muitos fornecedores onde você pode obter seu suprimento. Se você tiver acesso a lenha, deve-se secar completamente para garantir uma queima boa e eficiente. Eles devem ser colocados em uma pilha de madeira onde o ar possa circular livremente. Se você cortou lenha fresca, o ideal é deixá-la secar completamente por um a dois anos antes de usá-la. Separe seu estoque de lenha. Separe-os em galhos, galhos de tamanho médio e troncos grandes. Corte-os em cerca de 30 centímetros de comprimento. Toras grandes devem ser divididas em pedaços menores antes de serem usadas.
Para acender o fogo, amasse os jornais frouxamente e arrume-os no fundo do fogão. Quebre os galhos em pedaços menores e use-os para cobrir os jornais amassados. Adicione algumas acendalhas no meio dos pequenos galhos. Adicione alguns ramos pequenos e médios na parte superior dos galhos, formando uma tenda atarracada.
Se o seu fogão a lenha tiver uma chaminé, abra-a antes de colocar uma chama nas acendalhas. Feche a porta de vidro do fogão para permitir que o fogo acenda os pequenos galhos ou gravetos e, eventualmente, queime os galhos menores que você colocou sobre os galhos. Madeira completamente seca queima rápida e bem, mas você ainda pode encontrar fumaça inicial quando o fogo se firmar.
Assim que o fumo tiver desaparecido, pode voltar a abrir as portas de vidro da estufa. Feche a chaminé um pouco, mas observe. Se a fumaça escapa e enche a sala, abra a chaminé mais amplamente até que a fumaça se dissipe e então feche levemente a chaminé novamente. Adicione cerca de uma ou duas toras maiores quando o fogo começar. Não coloque as toras planas sobre os outros pedaços de madeira em chamas. Sempre coloque-os em um ângulo onde uma extremidade seja mais alta do que a outra. Isso permitirá que o ar entre na parte inferior da pilha e forneça oxigênio para manter o fogo aceso.
Use galhos pequenos e médios quando quiser um fogo constante, mas se o tempo estiver frio e você quiser uma fogueira forte, acrescente os troncos maiores que você dividiu em dois. Vigie o fogo e adicione mais gravetos e galhos para manter o fogo aceso. Não se aproxime muito do fogão, pois as faíscas podem causar ferimentos.
Os logs podem queimar por duas horas. Se for se deitar para a noite coloque as brasas de um lado do fogão e você terá calor suficiente até a manhã seguinte.
Leia as instruções do fabricante sobre como limpar e manter um fogão a lenha e siga-as. Use apenas lenha completamente seca para acender um bom fogo. Madeira úmida e / ou fresca criará muita fumaça em vez de fogo, que pode sufocá-lo. Para economizar nas despesas com lenha, compre os cortes de serrarias locais, que são mais baratos do que a lenha que você pode comprar comercialmente.