Você vê isso em igrejas e museus e se pergunta como é feito. Sim, os vitrais se tornaram parte da cultura já na época das Cruzadas. Era considerada arte na época e ainda é considerada arte hoje. Na verdade, existem duas maneiras de criar vitrais. A primeira é manchando o vidro com tinta baseada em um padrão. Basicamente, o vidro é encaixado em uma moldura como um todo e pintado com cores baseadas em um padrão. A outra forma envolve cortar pedaços de vidro colorido e montá-los como um quebra-cabeça, novamente, com base em um padrão. Os pedaços de vidro são então soldados juntos usando folha de cobre ou chumbo para criar a arte do vidro como um todo. Este último é o mais difícil de gerenciar, pois cada pedaço de vidro precisará ser cortado com precisão para que se encaixem perfeitamente como visto no padrão. Aqui estão alguns passos sobre como cortar os pedaços de vidro e soldá-los juntos na perfeição.
Prepare os materiais. Para este projeto, você precisará do seguinte:
Uma estação de trabalho limpa com uma mesa bastante grande.
Várias cópias do padrão. Uma cópia deve ser impressa no tamanho e dimensão reais que você usará para o projeto de vitral.
Pedaços de vidro colorido em relação aos requisitos do padrão.
Prepare as peças para o corte. Como você tem várias peças de vidro colorido que vai cortar com base no seu padrão, você vai querer fazer os cortes certos. Para fazer isso, você usará o padrão de arte em vitral para traçar e delinear as peças necessárias de cada vidro colorido. Por exemplo, digamos que você precise de algumas peças de vidro verde, coloque o padrão em uma mesa e coloque o vidro verde sobre ela, especificamente, onde está o vidro verde do padrão. Pegue seu marcador e trace o contorno no vidro. Este será o seu guia enquanto você corta o vidro no tamanho específico. Repita o processo até concluir o traçado e a marcação de cada peça do padrão.
Comece a marcar o vidro. Pontuação significa que você criará o recuo nas marcações feitas no vidro, de modo que será mais fácil para você cortá-lo com sua tesoura de vidro mais tarde. Para fazer isso, simplesmente coloque o vidro que você vai pontuar na mesa e sacar o cortador de vidro. Com firmeza, trace a marca no vidro com o cortador. Neste ponto, a pontuação deve ser fluida e suave. Nunca marque a marca mais de uma vez, pois isso danificará as bordas do vidro.
Corte o vidro. Use sua tesoura de vidro e comece a cortar o vidro ao longo da pontuação que você fez com o cortador. Se você não tiver uma tesoura de vidro, você pode usar seu alicate de ponta curta, aquele com uma ponta em forma de bico, para separar a peça da partitura. Isso exigirá um trabalho delicado, é por isso que usar tesouras de vidro pode ser a melhor opção para um novato. Assim que o vidro for cortado, alise suas bordas passando-o por um moedor. Claro, certifique-se de que o vidro cortado se ajusta à peça no padrão antes de fazer isso. A precisão é a chave aqui.
Prepare os pedaços de vidro para soldar. Uma vez que todos os pedaços de vidro foram cortados e encaixados, pegue cada pedaço e embrulhe-o com folha de cobre. Você também pode usar folha de chumbo, mas esse tipo de folha pode ser mais difícil de encontrar. Embrulhe cada peça com folha de cobre e coloque-as de volta no lugar. Certifique-se de que a folha está achatada e alisada no vidro. Você pode usar um torno, se tiver para isso. Se você não tiver nenhum, use algo plano que possa alisar a folha de cobre.
Comece a soldar. Uma vez que todas as peças foram colocadas juntas, aqueça o ferro de solda e vá para a cidade com ele. Você precisará aplicar um pouco de chumbo de solda nas costuras do vidro com a folha de cobre. Isso manterá as peças juntas inicialmente à medida que você continua a derreter o cobre nas costuras.
Depois de concluir a fase de soldagem, remova todo o excesso de folha e lave o novo trabalho artístico de vitral que você criou. Você pode usar água e sabão para isso. Seque com uma toalha depois. Finalmente, instale uma moldura de madeira em torno dela. Dependendo do tamanho, você pode usá-lo como janela ou pendurá-lo na parede.