O antigo proprietário deve então apresentar os formulários de Notificação de Transferência e Liberação de Responsabilidade no prazo de 5 dias após a transferência ter sido feita.
Transferir a propriedade do seu carro requer vários processos. Certifique-se de que todos os documentos relevantes para a transferência estejam bem documentados para evitar problemas, especialmente quando você estiver transferindo a propriedade do seu carro para outra pessoa que não seja sua família ou parentes. Todo o processo é relativamente simples. Apenas certifique-se de que todos os documentos necessários, principalmente o certificado de titularidade, estão limpos e sem falhas ou quaisquer formas de modificação.
Prepare o certificado de título. É dever de todo proprietário manter e garantir seu certificado de título. É a prova oficial de que é o proprietário do veículo. Quaisquer títulos com marcas ou alterações não serão reconhecidos pelas empresas automotivas. Nos casos em que o proprietário relatar o roubo, dano ou perda do certificado de título, ele terá que preencher e enviar um Pedido de Certificado de Título Duplicado. O processamento pode levar de 3 a 4 dias para ser concluído.
Formulário de liberação de gravata
Você pode ter que limpar seu título se ele tiver gravames. O titular da garantia, geralmente o banco ou instituição financeira onde o empréstimo foi feito, não emitirá nenhum documento para compensar seu título, a menos que você possa pagar o empréstimo integralmente. Você pode pedir ao seu comprador que pague o empréstimo. Assim que o titular da garantia estiver satisfeito, ele emitirá um formulário de liberação da garantia para limpar o seu título.
Preencha a parte de transferência normalmente encontrada no final do formulário.
As taxas de transferência e registro e outras despesas de processamento são de responsabilidade do novo proprietário.
Registre a quilometragem do seu carro. Esta etapa é exigida por lei ao transferir a propriedade de qualquer veículo motorizado, a menos que seu carro tenha 10 anos ou mais. Verifique a leitura real do hodômetro do seu carro. Certifique-se de anotar a milhagem exata e exata.
Assine e date o título como vendedor. Assinar o título como vendedor tornará oficialmente o comprador o novo proprietário do carro. Certifique-se de que a data da transferência, seu nome completo, endereço e outras informações necessárias, bem como o do comprador, estejam claramente impressos no título.
Placa de carro
Remova a placa e os adesivos do registro ao entregar o carro ao novo proprietário.
As taxas de transferência e registro e outras despesas de processamento são de responsabilidade do novo proprietário.
Garanta um aviso de transferência e liberação de responsabilidade (NLR). Isso o protegerá de qualquer forma de responsabilidade após a transferência. Um formulário NRL é fornecido pelas empresas automotivas para ser preenchido pelo antigo proprietário do veículo. O antigo proprietário deve então apresentar os formulários de Notificação de Transferência e Liberação de Responsabilidade no prazo de 5 dias após a transferência ter sido feita.
Titulares envolvidos
O período de tempo ou a duração da transferência a ser concluída dependerá da capacidade do vendedor e do comprador de entregar e apresentar os documentos exigidos. Algumas transações levam apenas alguns minutos ou mais, enquanto outras podem levar vários dias para serem processadas, especialmente quando há detentores de garantia envolvidos ou problemas e discrepâncias com o certificado de propriedade. Portanto, é imperativo garantir os requisitos e documentos necessários com antecedência para evitar mais atrasos no processamento.