Como obter um serviço eficiente em uma oficina mecânica?
Andres Luis Fonseca Jr.
• 3 min de leitura
É um fato da vida - todo proprietário de carro por aí terá que consertar seu carro. Não importa o quanto você cuide do seu veículo, as peças se desgastam, as coisas ficam fora do lugar e acidentes acontecem. Quando você o leva a uma oficina mecânica, como pode garantir que seu carro receba o melhor serviço possível?
Conheça o seu mecânico. O primeiro passo é levar seu carro até alguém que sabe o que está fazendo. Você certamente não quer um aspirante a palhaço sob o capô. Peça a amigos, familiares e colegas de trabalho, especialmente aqueles que possuem a mesma marca ou compartilham o mesmo fabricante de seu carro, para feedback sobre seu mecânico. Você também pode navegar na Internet por sites de avaliação de mecânicos como www.mechanic-review.com ou www.mechanicratingz.com para obter informações sobre os principais mecânicos em sua área. Uma simples pesquisa no Google irá abrir você para uma infinidade de sites que estão por aí.
Ética de trabalho
Uma única recomendação não é suficiente; você vai querer outras opiniões para apoiar essas afirmações para ter certeza de que o mecânico é confiável. Depois de obter uma pista sobre um bom mecânico, sempre vale a pena entrar em contato com esse mecânico pessoalmente. Se puder, faça uma breve entrevista - assim, você terá uma ideia de sua personalidade e ética de trabalho. Você também conhecerá suas taxas e terá a chance de negociar.
Faça check-ups de rotina. É uma boa ideia ter uma manutenção programada regularmente para seu automóvel. Mudanças de óleo, ajustes e outros procedimentos de rotina diminuirão o risco de problemas maiores. Ao fazer isso, sempre peça uma estimativa de custo fixa e certifique-se de que seu mecânico a cumpra. Esses serviços básicos devem ser mais ou menos iguais com outros lugares, então se o seu mecânico não puder fazer uma estimativa, você pode verificar com outro.
Estimativa de custo
Você pode obter recomendações de serviços adicionais em sua estimativa de custo. Tenha cuidado com esses gestos "amigáveis", pois alguns golpistas usam isso como uma forma de tirar seu dinheiro de você. Leve seu carro para uma segunda opinião e talvez consiga economizar alguns dólares.
Bons mecânicos também serão capazes de programar seu carro para esses serviços. Eles fornecerão o tempo que você poderá levar seu carro para reparos e quando poderá recuperá-lo.
Solução de problemas. Ao encontrar problemas reais com seu carro, seja um estremecimento estranho ou um guincho alto que nunca existiu antes, evite diagnosticar você mesmo. Muitos mecânicos acreditarão na sua palavra e não diagnosticarão o problema por si próprios. Você pode acabar pagando 75€ por um conserto que nem conserta aquele barulho. Peça ao mecânico para identificar qual é o problema e sempre obtenha uma segunda opinião.
Nunca tenha medo de revelar qualquer contratempo que possa ter causado o problema. Toda e qualquer informação que você possa compartilhar ajudará o mecânico a fazer um diagnóstico preciso. Se você estava correndo em uma estrada incrustada de buracos para se divertir, diga a ele - isso pode levá-lo até a fonte do problema com seu carro.