Como criar uma nota fiscal de um veículo motorizado?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
A primeira coisa que deve aparecer na nota fiscal de um veículo motorizado é o título.
Um dos documentos de que necessita quando está a vender o seu automóvel é a nota fiscal. Este é um documento que prova que o comprador adquiriu o veículo de você, em que data e preço. Este documento ajuda a proteger o comprador e o vendedor de quaisquer problemas que possam surgir ao transferir o título para o novo proprietário, ou qualquer outra necessidade legal que o novo proprietário possa ter.
A nota fiscal geralmente inclui detalhes como marca, modelo e ano de um carro. Também incluirá detalhes que identificarão o veículo, como seu número de identificação do veículo (VIN), número de série do motor, cor, acessórios e semelhantes.
Devidamente identificado
A nota fiscal pode ter diferentes formatos e redações, desde que fique claro que vendedor e comprador acordaram um determinado preço, e desde que o veículo a ser vendido esteja devidamente identificado no documento.
Cabeçalho
A primeira coisa que deve aparecer na nota fiscal de um veículo motorizado é o título. Deve ser centralizado, em negrito e geralmente em letras maiúsculas. O texto pode ser "Nota fiscal" ou "Escritura de venda", o que for apropriado em sua localidade ou região.
CONTA DE VENDA
Contrato
O acordo do contrato
A nota fiscal geralmente inclui detalhes como marca, modelo e ano de um carro.
Em seguida, a linha que indica que o vendedor está transferindo todos os direitos ao comprador deve ser indicada nas próximas linhas.
Eu / nós juramos solenemente que em (DATA), eu / nós, (NOME DO VENDEDOR), maior de idade e residindo em (ENDEREÇO DO VENDEDOR) vendi, transferi e transmiti todos os direitos, títulos e juros para o veículo motorizado descrito abaixo para (NOME DA COMPRADORA), maior de idade, e com endereço postal em (ENDEREÇO DA COMPRADORA), pelo valor de (PREÇO). Eu / nós juramos ser o (s) proprietário (s) do referido veículo motorizado e tenho plenos direitos e poderes para atribuir o mesmo. Certifico, ainda, que o referido veículo está livre de quaisquer ônus, encargos, exigências ou gravames que me impeçam / nós de vendê-lo.
Em seguida, crie uma tabela ou gráfico que inclua as seguintes informações:
Em seguida, inclua a data em que o contrato foi acordado e as assinaturas de ambas as partes.
Datado nesta data (DATE) de (MÊS), (ANO).
Declaramos, sob pena de perjúrio, que todas as informações aqui contidas foram examinadas por mim / nós e, tanto quanto sabemos, são verdadeiras e corretas.
Incluir texto
Na nota fiscal, o vendedor e o comprador também podem estipular outras condições ou circunstâncias. Isso geralmente é importante, para que o comprador não exija mais nada após a venda do veículo. Por exemplo, você pode incluir um texto que diga:
(O COMPRADOR) inspecionou o veículo motorizado e concordou que ele é vendido "como está" e que não há outra garantia ou garantia, expressa ou implícita.
A nota fiscal, por ser um contrato, também está devidamente notarizada, pois será registro público. Isso serve como prova de que o vendedor transferiu a propriedade para o comprador e que o comprador não buscará mais nada que não esteja incluído na venda. Isso geralmente é aplicável no caso de veículos usados, já que os revendedores de veículos novos são obrigados por lei a fornecer garantia e serviço para seus veículos vendidos.