As baterias vazarão se o dispositivo onde são colocadas não for usado por um longo período. Às vezes, o vazamento é causado por danos ao próprio compartimento da bateria, como perfurações. É importante limpar o vazamento assim que ocorrer. Isso evita danos subsequentes ao dispositivo eletrônico envolvido. Lidar com baterias vazadas não é tarefa para os descuidados. Para evitar quaisquer efeitos tóxicos da limpeza inadequada de baterias vazadas, siga as etapas fornecidas:
Reúna os materiais necessários para a limpeza. Você usará luvas durante todo o procedimento. É melhor deixar os materiais prontos para uso para evitar qualquer inconveniente de ter que retirar as luvas ou deixar a área de trabalho. Lembre-se de que é perigoso deixar baterias vazadas espalhadas. Os materiais são: luvas de borracha, óculos de proteção ou qualquer outro tipo de óculos, cotonetes, escova de dentes e uma mistura de água e vinagre / suco de limão ou bicarbonato de sódio.
Escolha um local onde fará a limpeza. A ventilação adequada é vital neste projeto. Você precisa se proteger contra a inalação de gases potencialmente tóxicos da bateria vazada. Uma área bem ventilada pode ser ao ar livre ou em qualquer sala que tenha grandes janelas e a passagem de ar de um ventilador elétrico.
Vista roupas de proteção adequadas. A substância da bateria vazada não deve entrar em contato com a pele. Pode causar uma pequena irritação se a bateria for alcalina e pequenas queimaduras por vazamento de ácido. Alguns argumentam que não pode acontecer muita coisa, desde que você lave imediatamente, mas nunca se pode dizer a gravidade da resposta única de sua pele à substância. Devido à sua propriedade corrosiva, também podem ocorrer efeitos fatais, caso entre em contato acidental com os olhos. Para evitar qualquer emergência de saúde, use luvas de borracha e óculos de proteção ao manusear substâncias vazadas da bateria. Se você entrar acidentalmente em contato com a substância, lave a área imediatamente com água corrente.
Determine que tipo de bateria vazou. Isso determinará o tipo de mistura que você preparará para limpar o vazamento. Se a bateria for de base ácida, prepare uma mistura alcalina. Se a bateria for alcalina, prepare uma mistura ácida para contê-la.
Aqui está a receita para criar a mistura ácida para pilhas alcalinas vazadas: Misture um suco de limão ou vinagre puro com água na proporção de meia colher de chá de ácido para uma colher e meia de chá de água. Enquanto isso, você tem a opção de não diluir o ácido.
Aqui está a receita para criar a mistura alcalina para baterias com vazamento de ácido: Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio a uma quantidade de água, o suficiente para ter uma textura pastosa. Pare de adicionar água quando a mistura atingir uma consistência semelhante à da pasta de dentes. Nunca adicione água diretamente no vazamento de ácido.
Limpe o vazamento dos contatos elétricos usando a mistura apropriada. Use cotonetes se estiver usando a mistura ácida. É mais fácil escolher alguma quantidade da mistura com a natureza absorvível do algodão. Esfregue o cotonete pré-mergulhado na superfície onde houver vazamento de material. Por outro lado, como a mistura básica tem uma consistência mais espessa, é mais fácil usar a escova para remover o vazamento persistente.
Evite mais vazamentos removendo as baterias dos dispositivos armazenados, não combinando diferentes marcas de baterias e certificando-se de que um dispositivo eletrônico esteja completamente seco antes de colocar novas baterias.