A visibilidade clara é um fator essencial para uma direção segura. Você confia no que vê pelo para-brisa. As escovas do limpador funcionam principalmente para garantir que o para-brisa esteja sempre livre de chuva, neve, granizo e outros elementos que possam embaçar sua visão ao dirigir. As escovas do limpador devem ter manutenção adequada regularmente para garantir sua segurança na estrada. Verificá-los pelo menos a cada 6 meses e substituí-los uma vez por ano pode evitar acidentes que estão para acontecer. As instruções abaixo ensinam como limpar com eficiência as palhetas do limpador:
Aprenda a observar seu limpador e verificar se ele está funcionando corretamente. Preste atenção especial às lâminas de borracha e aos rodos. Normalmente, você notará listras no para-brisa, o que significa que o rodo de borracha secou, endureceu ou foi danificado. Substâncias estranhas, como partículas de areia e sujeira, também podem se fixar nos pára-brisas ou nos limpadores e ter o mesmo efeito. É também o desgaste natural que causa o mau funcionamento dos limpadores de pára-brisa. Quando situações como essas ocorrem, pode ser necessário substituir seus limpadores.
Crie o hábito de limpar os limpadores de para-brisa sempre que for a um posto de gasolina para abastecer. O primeiro passo é afastar suavemente o limpador de pára-brisa do pára-brisa um por um. Isso deve ser feito com bastante facilidade devido à maneira como está conectado ao capô do carro.
Use um pano úmido e limpo para limpar suavemente a lâmina de borracha do limpador de para-brisa. Se houver manchas de sujeira na lâmina que não saem facilmente, umedeça o pano com um pouco de fluido de limpador de para- brisa e continue limpando a lâmina até que a sujeira saia. Usando outro pedaço de pano, remova quaisquer vestígios do limpador de para -brisa da lâmina e recoloque-o no para-brisa.
Certifique-se de fazer o mesmo procedimento em seus limpadores de pára-brisa traseiro. Eles são tão importantes quanto a frente. Alguns veículos também podem ter limpadores acoplados às luzes traseiras ou dianteiras. Limpe-os também.
Também é necessário limpar o para-brisa adequadamente para que os limpadores possam funcionar da maneira como foram feitos. Água misturada com um detergente neutro pode ser usada para limpar o para-brisa. Essa mistura também pode ser usada para limpar as palhetas do limpador. Apenas certifique-se de enxaguá-lo corretamente e enxugar o para-brisa e o limpador de para-brisa após lavar a solução.
Limpadores danificados podem afetar sua visão e colocar sua vida em perigo ao dirigir. Certifique-se de que, se notar qualquer mau funcionamento em seus limpadores de para-brisa, você precisará substituí-los imediatamente.
Lembre-se sempre de que é melhor prevenir do que remediar. Seguir essas precauções de segurança diminuirá muito o risco de sofrer acidentes que podem não apenas ferir você e seus passageiros, mas também custar sua vida.