O óleo do motor é usado para diminuir o atrito de todas as peças móveis do motor e prolongar sua vida útil, diminuindo o desgaste. Ele também atua como um refrigerante em temperaturas extremas e pode ajudar a impedir que as partículas de carbono causem danos às peças do motor. Mas há dois tipos de óleo de motor a serem considerados no seu veículo e um tipo de óleo pode superar o outro devido aos benefícios que oferece.
Os primeiros anos dos óleos sintéticos Nos primeiros anos dos óleos sintéticos usados em carros, eles tiveram uma má reputação de vazamento. A vedação do motor encolheria se sua taxa de expansão fosse menor do que a exigida pelo óleo sintético, fazendo com que o óleo vazasse pelas vedações do virabrequim e da tampa do balancim. Agora, se a taxa de expansão fosse maior, as vedações se expandiam e também causavam um vazamento. Depois que o proprietário do carro voltar a usar o óleo normal, as vedações, tendo sido gastas, ainda vazariam. Os óleos sintéticos foram aprimorados ao longo dos anos para serem usados com eficiência em automóveis. Os óleos sintéticos existem desde o início dos anos 70; foi usado em aviões comerciais, caças a jato e vários veículos militares antes de serem lançados para uso comercial em veículos regulares. Ao contrário domotores de alto desempenho com os quais os óleos sintéticos provaram ser eficazes, os motores de automóveis comuns não estavam preparados para lidar com a composição inicial, então os fabricantes tiveram que refinar os ingredientes para ter um melhor desempenho em veículos comuns. Os óleos sintéticos fluem muito mais rápido e melhor do que o óleo comum e podem suportar temperaturas extremas do motor, sejam quentes ou frias.
Óleos normais Os óleos normais de motor existem há mais tempo do que os óleos sintéticos e provaram ter desvantagens, daí a razão para explorar alternativas melhores. Os óleos regulares do motor geralmente escurecem com o uso por longos períodos de tempo e as trocas regulares do óleo devem ser agendadas para garantir que o óleo não cause muitos danos ao motor a longo prazo. Embora seja recomendado por alguns o uso de óleo comum em carros novos para quebrar as peças do motor, o óleo sintético é substituído depois de um tempo. Óleos regulares não funcionam muito bem em temperaturas extremas, pois engrossam em temperaturas extremas de frio e causa superaquecimento em altas temperaturas. Este tipo de óleo do motor contém contaminantes que podem desgastar consideravelmente o seu motor e também podem ser perigosos para o meio ambiente. O óleo normal do motor se transforma em lama e sem o descarte adequado quando você troca o óleo pode ter sérias implicações para o meio ambiente.
O óleo sintético provou ao longo do tempo um desempenho melhor do que os óleos normais. Você troca menos o óleo do motor, pois ele permanece consistente por longos períodos de tempo.
Dicas rápidas:
Os óleos sintéticos provavelmente custarão mais do que os óleos normais, mas como você não terá que trocar o óleo do motor com tanta frequência ao usar o óleo sintético, o custo valerá a pena.