Como diagnosticar uma embreagem deslizante em seu carro?
Kelly Assunção
• 3 min de leitura
A embreagem é um dispositivo responsável por passar a rotação. Este mecanismo possui dois eixos rotativos. Um eixo é manobrado por um motor ou polia enquanto o segundo eixo aciona o outro dispositivo. A embreagem garante que os dois eixos estejam girando no mesmo ritmo ou, quando aplicável, em um ritmo diferente.
Na outra extremidade da embreagem está o volante. O volante é um dispositivo usado como armazenamento da energia rotacional. Esse volante é acoplado ao motor enquanto a placa da embreagem, mecanismo responsável por aumentar ou diminuir a velocidade do carro, se conecta à transmissão. O pedal mais à esquerda controla a placa de embreagem.
Problemas de desengajamento causados
Esta parte do carro é a mais danificada porque o eixo está sempre engatado e desengatado, especialmente ao dirigir em tráfego pesado, onde o motorista sempre pisará no pedal da embreagem. As embreagens geralmente duram entre quatro a sete anos ou 80000 milhas dependendo de seu uso e manutenção, mas se não for gerenciado e bem cuidado, ele começará a quebrar em qualquer lugar entre 35.000 a 40000 milhas. Quando a embreagem quebra, ela começa a fazer barulho e a escorregar. O dano da embreagem também pode envolver a contaminação do óleo do motor ou da transmissão e problemas de desengate causados por cabos de embreagem defeituosos.
Se você acha que ficou aparente o problema de que a embreagem está escorregando no carro, veja a seguir maneiras de diagnosticar se o carro está com a embreagem escorregando:
Você notará uma baixa quilometragem. Um galão de combustível para carros mais leves pode ter pelo menos entre 30-35 milhas por galão de quilometragem, enquanto SUVs podem ir em qualquer lugar entre 15-20 milhas por galão. Se você obtiver um valor inferior a isso, seu carro está com baixa quilometragem.
Ouça o ruído de rotação enquanto o carro está parado, por exemplo, quando preso no trânsito. Certifique-se de não pisar na embreagem o tempo todo. Quando você ouve um ruído, é porque há um problema com a embreagem.
Se você não ouviu ruídos de rotação na etapa anterior, coloque o carro em ponto morto e gradualmente acione a embreagem. Se você ouvir um ruído, o problema pode estar na liberação da embreagem ou no rolamento.
Se você ainda não ouviu nenhum ruído de rotação na etapa anterior, pise na embreagem até o fim. Se houver um ruído, pode ser o rolamento ou a bucha. Se você não ouviu nenhum ruído, é altamente provável que o problema não seja com a embreagem.
Há outras ocasiões em que a embreagem não está escorregando, e sim emperrando. A indicação comum de que a embreagem está travando é quando a embreagem não é liberada corretamente e evita que o carro engate. Cabos de embreagem esticados, cilindros mestre / escravo defeituosos e mecanismos de embreagem incompatíveis são causas comuns de travamento da embreagem.