Pin-striping existe há décadas. Ele tem sido usado para acentuar diferentes produtos e veículos, mesmo antes de o primeiro carro ser inventado. As carruagens de cavalos tinham esses desenhos de risca de giz nos painéis laterais, e alguns trens também os tinham. Na era moderna, as faixas de pinos estão associadas a hot rods e veículos personalizados.
Métodos de pin striping. Existem vários métodos para a produção de riscas de alta qualidade na superfície do seu veículo. Um método que tem sido usado desde o início da distribuição de alfinetes é o método de distribuição à mão livre. Ele oferece muita flexibilidade em design e criatividade, já que produz designs exclusivos de um artista de alfinetes com liberdade de criação. Uma das desvantagens desse método é que você precisa dar a si mesmo tempo para dominar a técnica e ter muita paciência. Você precisará de uma mão firme para criar suas listras na superfície de um veículo. Agora, as áreas onde as riscas ficarão podem não ser as superfícies mais planas para trabalhar, mas você deve manter as riscas o mais uniformes possível. Você pode até ter que fazer os painéis laterais de caminhões e vans.
O segundo método é o método de striping mecânico que utiliza ferramentas para ajudá-lo a estabelecer listras consistentes em veículos como hot rods, caminhões ou vans. A vantagem de usar esse método é obter uma largura consistente em todo o projeto, à medida que ele se curva e se endireita ao longo da superfície do veículo. O próximo método é usar fitas estêncil para modelar seu design na superfície, o que ajuda a guiar o pincel para criar as listras. Você não precisa esperar que as outras riscas sequem antes de continuar em uma nova linha .
Equipamentos de pin-striping. Existem várias ferramentas que um artista usa para criar faixas de alfinetes na superfície de um veículo. Essas ferramentas auxiliam na criação de linhas consistentes ao criar um design. Existem diferentes tamanhos de escovas usadas para pin-striping, e algumas delas serão feitas com diferentes tipos de materiais. Alguns artistas preferem um em vez do outro, e os que você deseja usar serão determinados por sua experiência. Você também precisará de lavadoras de escova para limpar seus pincéis após o uso e suportes de escova para mantê-la ligada e manter sua qualidade. O tipo de tinta que você usará para colocar riscas também é algo que você precisa examinar, porque você precisará trabalhar com esmaltes e redutores que serão fáceis de trabalhar e devem ser bonitos de se ver quando o trabalho final estiver concluído. Outros suprimentos de que você precisará para ajudar com o pin-strip são fitas de máscara de alta qualidade e um estilete. A fita adesiva tem que ser de alta qualidade para que a tinta não vaze por baixo e estrague a risca de giz. A faca ajudará a fazer cortes de precisão. Existem também volantes ou cabeçotes que criam riscas com larguras diferentes. Isso é fácil de usar, especialmente com tiras magnéticas que podem ser colocadas na superfície para servir como guias para o cabeçote da roda.
Aprenda técnicas adequadas
Embora existam várias ferramentas para ajudá-lo a criar linhas finas com larguras consistentes, tudo se resumirá a quão bem o seu design será criado. Ganhe experiência suficiente para aprender técnicas adequadas e projetos melhores.
Dicas rápidas:
Arranje um emprego como assistente para aprender todos os fundamentos e, mais tarde, domine a arte de alfinetes por conta própria.