Como saber quem deve instalar a eletrônica automotiva?
Nicole Norma Gusmão
• 4 min de leitura
Você pode encontrar facilmente muitos fóruns na Internet que discutem a eletrônica automotiva e vários sites que publicam informações sobre esse campo específico. As pessoas que têm opiniões sobre quem deve instalar os eletrônicos automotivos estão bastante divididas em suas respostas. Não é uma questão fácil de resolver porque pode depender de vários fatores - a familiaridade do proprietário do carro com o sistema elétrico de seu carro, a marca e o modelo do carro e o tipo de equipamento eletrônico que precisa ser instalado.
Obviamente, nem todo mundo se preocupa em conhecer o funcionamento interno do sistema elétrico de seus carros. O máximo que se pode esperar de um proprietário de carro típico é aprender como substituir ou recarregar as baterias do carro. Suas necessidades e desejos, entretanto, freqüentemente excederão sua compreensão. Portanto, a questão surge quando eles finalmente sentem vontade de colocar um subwoofer, um DVD player ou um receptor de satélite em seus carros. Um iniciante absoluto em eletrônica automotiva ou alguém que considera a eletrônica em geral tão esotérica deve começar lendo os manuais do proprietário, pesquisando dicas e baixando diagramas de circuitos. Isso já pode ajudar muito para quem insiste em seguir o caminho do faça-você-mesmo. Mas nenhuma teoria ou sabedoria em livros vão compensar a experiência, que é o que um profissional autorizado tem em grande quantidade.
Fios de alimentação adequados
Os carros antigos têm sistemas elétricos mais simples. A instalação de um rádio em um provavelmente exigiria apenas a localização dos fios de alimentação adequados, conectando o fio terra e fixando todas essas conexões para que não pendessem ou se projetassem e causassem acidentes. Os carros modernos, no entanto, têm circuitos muito mais complexos. Eles agora têm sistemas de computador que controlam e automatizam tudo, desde o motor até os vidros elétricos. O que teria sido um simples trabalho de emenda em um modelo antigo de carro seria impensável em um carro moderno. Alguém poderia facilmente causar um curto-circuito fiação, danifique o equipamento a ser instalado ou frite o sistema elétrico do carro. Mesmo a tarefa inicial de localizar os fios e terminais adequados pode já ser uma tarefa árdua, pois os painéis dos carros novos são montados de forma mais perfeita e seriam necessárias algumas ferramentas especiais apenas para abrir os painéis sem destruí-los.
Os consumidores típicos, ao ouvirem a frase "eletrônica automotiva", normalmente pensariam em equipamentos de áudio automotivos - rádios, CD players, amplificadores e alto-falantes. Mas, na verdade, existem muitos outros tipos de dispositivos eletrônicos que podem ser instalados em um automóvel. Existem sistemas de ignição automática remota, sistemas anti-roubo, receptores de rádio por satélite e sistemas GPS. Cada um deles, é claro, vem com seus próprios componentes e procedimentos exclusivos de configuração. Um problema que surgirá rapidamente ao instalar um dispositivo eletrônico de carro de terceiros é a incompatibilidade. Deve haver uma boa correspondência entre o modelo do carro e o dispositivo.
Para tomar a decisão certa quanto a fazer você mesmo uma instalação ou contratar um profissional, você terá que fazer uma avaliação honesta e precisa dos fatores descritos acima. Se você acha que tem o know-how adequado, está disposto a investir tempo e esforço e é capaz de correr o risco de perder a garantia do carro e dos equipamentos eletrônicos, vá em frente - arregace as mangas. Contratar um profissional pode parecer um recurso conveniente e seguro. Mas lembre-se de que nem todo mundo que aceita dinheiro para fazer um trabalho é, na verdade, um especialista. A escolha de contratar um profissional envolve encontrar um que seja confiável. As garantias do equipamento eletrônico do carro geralmente serão consideradas nulas pela maioria dos fabricantes se não forem instaladas por revendedores credenciados ou profissionais autorizados.