Como reduzir a condensação em tanques de combustível?
Melissa Rodrigues
• 3 min de leitura
Não há necessidade de se preocupar com a ferrugem do tanque de combustível devido à condensação do tanque de combustível se você estiver usando combustível que contém elementos solúveis em água, como etanol ou aditivos de combustível.
A condensação no tanque de combustível nunca é uma coisa boa. Isso dificulta a partida do carro e causa ferrugem no tanque de gasolina, entre outras coisas. Veja como reduzir a condensação no tanque de combustível.
Passo 1
Saiba por que ocorre condensação em tanques de gás. Assim como quando você puxa um refrigerante da geladeira, um tanque de gás acabará por ficar coberto de condensação devido à mudança de temperatura. Dirigir em uma estrada de asfalto quente cria atrito entre o carro e o asfalto. Esse calor é transferido para o tanque de combustível, onde se mistura com a gasolina mais fria e cria condensação dentro do tanque. Ele se acumulará em qualquer superfície disponível e, eventualmente, a condensação formará gotículas e cairá na gasolina.
Passo 2
Isso dificulta a partida do carro e causa ferrugem no tanque de gasolina, entre outras coisas.
Limite a quantidade de ar no tanque. O ar contém uma certa quantidade de vapor d'água. Portanto, se você pode limitar a quantidade de ar em seu tanque de combustível, pode limitar a quantidade de vapor d'água e, efetivamente, a quantidade de condensação em seu tanque de combustível. Isso é feito facilmente mantendo o tanque de combustível cheio ou quase cheio. Nunca deixe seu carro ficar abaixo da metade do tanque, se não três quartos do tanque cheio. Abasteça com frequência para evitar que o combustível em seu tanque acabe. Isso reduzirá a quantidade de área de superfície no interior do tanque de gás na qual a condensação pode se desenvolver. Este é um truque especialmente eficaz quando está úmido do lado de fora, ou quando você está esperando uma mudança drástica na temperatura, já que um tanque cheio evita vapores e condensação durante esse tipo de clima.
Etapa 3
Entenda que a condensação não é mais um problema como costumava ser. Anos atrás, a gasolina não continha tanto etanol. Hoje, o combustível é geralmente misturado com pelo menos 10% de etanol e isso tende a se misturar bem com água. Portanto, mesmo quando pequenas quantidades de condensação aparecem no tanque de combustível, o etanol ajuda a transportar a umidade para o motor, onde será vaporizada ou queimada.
Passo 4
Experimente usar um aditivo de combustível. Se você não conseguir encontrar gasolina que contenha pelo menos alguma porcentagem de etanol, compre um aditivo de combustível em sua loja automotiva local. A gasolina pura é mais leve que a água e flutua sobre a água ou a condensação em vez de se misturar com ela. Se isso acontecer em seu tanque de gasolina, considere a quantidade de condensação que poderia estar no fundo do tanque, enferrujando-o. Uma solução rápida e simples para esse problema é usar um aditivo de combustível toda vez que você abastecer seu carro com gasolina pura. Seguindo as instruções do recipiente, despeje-o diretamente no tanque de combustível. Quando misturado com gasolina pura, ele terá o mesmo propósito que o etanol e reduzirá os efeitos gerais da condensação nos tanques de combustível. Não há necessidade de se preocupar com a ferrugem do tanque de combustível devido à condensação do tanque de combustível se você estiver usando combustível que contém elementos solúveis em água, como etanol ou aditivos de combustível.