Se você deseja apertar as correias de transmissão do seu carro, certifique-se de que o tensor da correia esteja funcionando corretamente. Obviamente, há algo errado com o tensor da correia se as correias de transmissão do seu carro não se contraírem muito bem. Verifique imediatamente a polia ou o rolamento. Um deles pode já estar gasto. Você pode fazer o reparo necessário (ou substituição) retirando o tensor da correia. Você também deve desconectar as correias de transmissão do seu carro. Eles estão presos ao motor do seu carro. Aqui estão algumas diretrizes para você:
Deixe o motor do seu carro esfriar. Espere um pouco antes de tocar no motor do seu carro para não acabar com bolhas nas mãos. Eventualmente, inspecione o motor do seu carro. Comece na seção frontal. Olhe para o pistão nº 1. Observe sua posição? Está em um ponto morto superior (ou seja, em seu ponto mais alto)? Se não estiver, aplique os ajustes necessários. Use um soquete para mover o virabrequim. E então, traga a barra do disjuntor para que você possa corrigir a posição. Você pode fazer a modificação facilmente depois de inserir o soquete direto no parafuso do cubo (balanceador). Depois disso, verifique o cabo da bateria (negativo). Desconecte-o para que você possa levantar a frente do seu carro usando cavaletes. Evite que seu carro role, bloqueando as rodas traseiras.
Prepare-se para retirar algumas peças do motor. Você deve remover aqueles que bloqueiam diretamente o seu acesso à correia dentada primeiro e, em seguida, ao tensor da correia. Obviamente, as peças específicas do motor que você precisa controlar dependem inteiramente do tipo de seu carro. Geralmente, você deve antecipar a retirada do radiador, do reservatório de refrigerante, da bomba de direção hidráulica e das correias de transmissão (acessório).
Remova a correia dentada. Comece retirando sua capa. Outros modelos de carro não têm um. De qualquer forma, depois disso, pegue uma chave Allen. Use-o para girar o tensor da correia. Isso deve permitir que o tensor da correia se solte. Gire um pouco mais para que você possa finalmente mitigar o aperto do tensor da correia. A extensão da rotação necessária pode variar. Mas, na maioria das vezes, você pode tentar girar no sentido horário e atingir entre 70 e 80 graus. Depois, você pode simplesmente escorregar para fora da correia dentada. Não se esqueça de incluir todas as polias.
Prepare-se para retirar o tensor da correia. Esta é a última etapa do processo. Continue desconectando os parafusos de montagem do tensor da correia. Deve haver pelo menos um parafuso de montagem localizado no centro. Você não deve perder isso. Em seguida, você deve procurar os outros parafusos de montagem. Existem vários deles em toda a circunferência. Depois de desapertar todos os parafusos de montagem, será muito fácil remover o tensor do cinto do bloco do motor do seu carro.
Alguns modelos de carro podem exigir um procedimento diferente. Se você precisar de instruções mais detalhadas, pode sempre consultar o manual do seu carro. Você também pode acessar a Internet e ler algumas instruções fáceis de seguir. Você também pode entrar em contato com o help desk do fabricante do seu carro. Eles devem estar prontos para fornecer alguma assistência.