Os amortecedores amortecem as vibrações das molas da suspensão do carro, proporcionando uma condução mais suave e estável. Se você notar que seu carro não está se comportando tão bem como antes, ou se você "pula" muito ao passar por lombadas, é hora de substituir seus amortecedores. Geralmente, esse é o caso quando um carro rodou cerca de 75.000 milhas.
Durante esses tempos de dificuldades econômicas, mais e mais proprietários de automóveis assumiram a responsabilidade de fazer seus próprios reparos de automóveis. Se você tem o conhecimento mecânico, a perspicácia automotiva e as ferramentas necessárias, provavelmente pode arregaçar as mangas e fazer a substituição dos amortecedores dianteiros do seu carro. Para esta tarefa, você precisa de óculos de segurança, um macaco hidráulico, cavaletes, catraca, extensão de catraca, soquetes, chave de caixa e uma chave de fenda de cabeça chata.
Amortecedor
Lembre-se de que mudar seus amortecedores requer que você trabalhe em uma peça de metal com uma mola de torção na qual o amortecedor é inserido no meio, o que pode ser difícil de manipular sem as ferramentas adequadas.
Estacione o carro em terreno nivelado e certifique-se de puxar o freio de mão.
Abra o capô do seu carro. Usando a chave de encaixe, afrouxe as porcas de retenção, arruelas e suporte de borracha de montagem. Pode ser necessário borrifar a área com WD-40 ou qualquer outro lubrificante para soltar as porcas.
Eleve a extremidade dianteira do seu carro com o uso de um macaco hidráulico e apoie a parte elevada com cavaletes. Você pode ter que içar seu carro em um lugar diferente do braço de suspensão, porque você estará trabalhando nesta área.
Desengate os parafusos na parte inferior dos amortecedores. Em seguida, você pode deslizar o amortecedor do quadro A inferior. Esses itens devem ser descartados. Lembre-se de descartá-los imediatamente para não se confundir com as peças antigas e as novas. Além disso, lembre-se da disposição adequada de arruelas, ilhós e almofadas de borracha.
Agora você pode instalar os novos suportes de borracha e arruelas inferiores. Substitua os choques nas estruturas A inferiores. Você deve garantir que o eixo superior do novo amortecedor atravesse todo o orifício adequado na estrutura. Usando as ferramentas necessárias, você deve então apertar os parafusos na parte inferior do amortecedor. Como regra geral, use a mesma quantidade de torque ou força ao apertar o parafuso que você usou quando o removeu pela primeira vez.
Agora você pode abaixar a extremidade dianteira do carro levantando-o novamente e removendo os suportes. Agora você deve substituir as arruelas, porcas e suportes de borracha. As porcas devem ser apertadas da mesma forma que estavam originalmente. Você pode consultar o guia de manutenção do seu carro para obter o torque necessário.
Repita o procedimento do outro lado do carro. Certifique-se de substituir os amortecedores em pares - ambos os amortecedores dianteiros, ambos os amortecedores traseiros ou todos os quatro.
Depois de terminar a substituição, verifique nas proximidades do carro se há ferramentas e parafusos que você possa ter deixado ao redor. Agora também é hora de um breve test-drive, para ver se ainda há chocalhos e guinchos da suspensão, agora que você trocou os amortecedores. O manuseio agora deve ser melhor.
A substituição do tipo "faça você mesmo" dos amortecedores dianteiros costuma ser um processo tedioso, especialmente para os não iniciados. Mas com um pouco de paciência, prática e habilidade, você está pronto para iniciar um projeto valioso.