As molas do Pontiac Grand Am fazem parte da montagem do suporte do carro, que serve para permitir que o carro adira à estrada com firmeza e que, por sua vez, oferece aos passageiros uma viagem tranquila e fácil. Se você precisar trocar as molas, saiba que este procedimento pode ser bastante complicado e pode ser melhor, principalmente se você não tiver experiência suficiente com reparos automotivos, se contratar um profissional para esta tarefa. No entanto, se você se sentir à altura do desafio, aqui estão as etapas básicas para substituir as molas do seu Pontiac Grand Am:
Saiba quando substituir as molas. Você terá as molas de seu Pontiac Grand Am substituídas como um procedimento de manutenção regular para seu carro (é recomendável que você faça isso após cerca de 60000 milhas).
Outras maneiras de saber se você pode precisar substituir as molas ou até mesmo o conjunto do suporte real é quando você percebe que seu passeio está ficando saltitante e desconfortável, e quando parece que as rodas traseiras do seu carro parecem ricochetear levemente no chão sempre que você freio.
Purchase bobina de molas que são compatíveis com o seu Pontiac Grand Am. As molas são feitas para personalizar não apenas os modelos dos carros, mas também os anos em que foram fabricadas: certifique-se de que as que você compra correspondem à marca e ao modelo do seu carro.
Prepare os materiais. Além das molas helicoidais, você também precisará do seguinte: macaco de chão e suporte de macaco, compressor de suporte, chave de soquete, soquetes, chave de caixa, chave crescente ajustável, chave de roda, chave de torque e óculos de segurança. Você também precisará das hastes de alinhamento J-34013-27.
Abra o capô do carro. Você precisará localizar o conjunto do suporte interno. Procure o tubo circular volumoso que segura o conjunto do suporte. Esses tubos circulares volumosos ficarão nos cantos mais à esquerda e mais à direita do carro. Elas são chamadas de torres de suporte e mantêm uma parte da montagem de suporte; a outra parte descerá para as juntas de direção pelas rodas do carro. Você deve remover os parafusos que prendem as torres do suporte depois de remover os fixadores na articulação do volante (consulte as próximas etapas).
Levante o veículo com o macaco e os macacos.
Remova as rodas dianteiras do carro. Em seguida, você poderá ter acesso ao conjunto da articulação de direção. Remova os fixadores nas laterais da junta de direção com uma chave de torque. Depois de remover os parafusos das torres do suporte, finalmente, retire o conjunto do suporte. Neste ponto, você pode querer trazer todo o conjunto do suporte para um profissional para que ele próprio possa substituir as molas; saiba que substituir as molas por conta própria pode causar ferimentos se não for feito de maneira adequada. Se você ainda decidir solucionar o problema sozinho, continue lendo.
Monte um torno em uma superfície fixa, como uma mesa. Em seguida, prenda o conjunto do suporte a este torno, certificando-se de colocá-lo na posição vertical.
Remova a tampa da mola da porca do eixo do amortecedor do conjunto do amortecedor. Você precisará de um soquete e uma chave inglesa para essa finalidade. Certifique-se de comprimir a mola enquanto executa esta etapa. Novamente, se você fizer isso incorretamente, correrá o risco de se machucar, então tenha muito cuidado! Você deve tirar a pressão das molas ou então elas podem ser liberadas do conjunto do suporte com resultados potencialmente perigosos.
Instale a haste de alinhamento através da tampa da mola do conjunto do suporte. Ao fazer isso, você deve comprimir a haste em cerca de 0,5 de sua altura original. Assim que a haste de alinhamento passar pelo conjunto do suporte, ela ajudará a remover os componentes, principalmente as molas helicoidais. Inspecione cada um dos componentes quanto a desgaste.
Instale a mola de reposição. Você vai remontar o conjunto do suporte com os novos componentes montando-o novamente no compressor. Aperte o suporte do suporte. Substitua no carro.
Lembre-se de que esta tarefa é moderadamente desafiadora, então você deve ter certeza de que possui alguma experiência em reparos automotivos antes de embarcar nisso. Boa sorte!