Manutenção e diagnóstico da transmissão do seu carro
Srta. Sabrina Leal Correia
• 4 min de leitura
Problemas de transmissão estão entre os reparos mais demorados que podem ser feitos em seu carro. Isso ocorre porque, na maioria dos veículos, a transmissão está embutida profundamente no compartimento do motor, e o próprio motor, parte do chassi e direção e outras peças teriam que ser revisados antes de obter acesso à embreagem. É por isso que é importante aprender a diagnosticar problemas de transmissão desde o início.
Carcaça metálica cônica
Peças. Antes de diagnosticar problemas de transmissão, seria bom ter uma ideia do que exatamente está acontecendo sob o capô (ou sob o carro). Quer você tenha uma embreagem automática ou um câmbio manual, seu carro terá essas peças. A caixa do sino é uma caixa metálica cônica que contém as engrenagens e os eixos. As engrenagens são o que "conectam" o motor às rodas. O fluido de transmissão ou óleo de engrenagem percorre toda a engenhoca para lubrificar e o filtro de óleo garante que não haja detritos prejudiciais.
Agora, aqui estão alguns sintomas que indicam problemas de transmissão e quais peças podem precisar de reparo ou substituição. Basicamente, duas coisas indicam que você está tendo problemas com a transmissão. A primeira é que o motor do seu carro dará partida e funcionará suavemente, mas ele não se moverá. Em segundo lugar, seu carro pode estar se movendo bem, mas será lento, como se a força não estivesse sendo transferida adequadamente para as rodas.
Verifique os níveis de fluido. Verifique os níveis do óleo da engrenagem e você precisará substituir o fluido se estiver abaixo do nível mínimo e se não estiver mais viscoso o suficiente ou se a cor tiver mudado para marrom ou preto.
Verifique se o filtro está obstruído. Alguns problemas podem ser causados por obstruções simples no filtro, que fazem com que detritos e acúmulos percam as engrenagens. Você pode ter seu filtro de fluido de transmissão substituído a baixo custo. Na verdade, uma mudança no filtro e no óleo da engrenagem deve ser a primeira coisa a fazer, se você suspeitar de problemas de transmissão.
Verifique se há vazamentos. Você também pode notar vazamentos em sua garagem ou garagem. O óleo da engrenagem é geralmente tingido de vermelho, portanto, se você manchar um fluido avermelhado ou acastanhado nos lugares que costuma estacionar, é provável que haja vazamento na transmissão. A caixa de câmbio de um carro geralmente é lacrada e existem apenas alguns pontos onde ela pode gerar vazamentos. Você também pode verificar entre a caixa de câmbio e o motor, no orifício de drenagem sob a caixa de câmbio, o eixo do seletor (que conecta o câmbio manual à caixa de câmbio) e a base do tubo de enchimento de fluido. Se você detectar um vazamento, será necessário que um mecânico competente examine a caixa de câmbio em breve.
Shifters pegajosos. Se a mudança se tornar difícil (para transmissão manual), ou se o carro tropeçar sempre que a transmissão automática sobe ou desce, então você deve ter a transmissão verificada. Pode ser um problema com o óleo da transmissão.
Sons de moagem. É normal ter sons triturantes quando você muda para a ré. Mas quando você está correndo em velocidades normais e ouve sons de trituração, ou se seu carro vibra muito ao dar a partida depois de uma parada, talvez seja necessário reconstruir ou consertar a transmissão.
Os reparos e reconstruções da transmissão são caros e podem levar muito tempo. Portanto, se você notar algum desses problemas, tente resolvê-los o mais rápido possível para evitar mais aborrecimentos.