Como verificar se há problemas de transmissão em seu carro?
Pedro Borges
• 3 min de leitura
A transmissão é uma das partes mais importantes de um veículo. Além do motor, é na verdade uma das partes que fazem um carro se mover, transferindo a força do motor para as rodas. Infelizmente, como está quase sempre em uso, a transmissão também é uma das partes do carro que normalmente desiste se não for mantida de maneira adequada. Uma transmissão abusada pode causar vários problemas, como baixa quilometragem, aceleração lenta, choque de mudança e assim por diante.
Com a manutenção adequada e direção cuidadosa, porém, a transmissão do seu carro permanecerá em excelente forma. Você não pode evitar casos em que sua transmissão já esteja falhando. Aqui estão algumas maneiras de verificar problemas de transmissão.
Ruídos estranhos chegando
Ouça ruídos. Quando um carro está funcionando perfeitamente, não deve haver ruídos estranhos vindos do compartimento do motor. Quando você ouve ruídos de rangidos enquanto está acelerando, algo está errado com a transmissão. Quando você ouvir ruídos de clique quando a transmissão muda, então as marchas podem não estar engatando corretamente. Isso provavelmente também pode ser causado por fluido de transmissão sujo, velho ou inadequado.
Sinta a atração. Outro sinal de problemas de transmissão é quando seu carro não consegue mais acelerar ou puxar tão rápido quanto deveria. Se você sentir que o motor está girando muito alto, mas as rodas não estão respondendo tão rapidamente, então suas marchas podem estar escorregando. Isso geralmente é evidente quando você está subindo ou durante uma ultrapassagem. Se houver um ruído de vibração quando você tentar ultrapassar, provavelmente suas engrenagens não estão mais engatando corretamente.
Cuidado com o choque da mudança. A maioria dos novos veículos com transmissão automática muda suavemente, de forma que os passageiros nem mesmo sentem a diferença ao mudar de uma marcha para outra. No entanto, quando o carro está sacudindo para frente sempre que aumenta ou diminui a marcha, isso é um sinal de choque de mudança. Isso significa que algo está errado com o tempo do sistema de transmissão automática.
Junta de óleo quebradiça
Cuidado com vazamentos. O fluido de transmissão é essencial para a vida útil da caixa de transmissão do seu carro. Sem isso, suas engrenagens superaquecerão. É sempre uma boa ideia verificar se há vazamentos embaixo do carro antes de começar seu trajeto diário. Vazamentos de óleo são um sinal revelador de que você tem uma junta de óleo quebradiça, um filtro de óleo problemático ou outros problemas relacionados ao óleo.
A melhor maneira de lidar com possíveis problemas de transmissão é fazer uma verificação regular da transmissão do seu carro, incluindo os fluidos de transmissão. Basta seguir a programação do fabricante para o serviço de manutenção preventiva e você estará bem. Os problemas de transmissão em seu carro devem ser resolvidos assim que surgirem. Isso o salvará de possíveis perturbações durante sua condução diária. Enquanto você estiver na estrada, não mantenha apenas os olhos na estrada. Você também deve estar atento aos sons que seu motor emite.
No momento em que ouvir ou sentir algo diferente, é melhor marcar uma consulta com a oficina ou com a central de atendimento. Consertar sua transmissão pode envolver apenas uma simples troca de óleo de engrenagem. No entanto, em cenários de pior caso, a transmissão teria que ser revisada e reconstruída, especialmente se as engrenagens já estiverem gastas.