De certa forma, vender um carro online é muito parecido com vender um carro no jornal local. Você cria uma lista, paga pela publicação e responde a perguntas até encontrar um comprador. A maior diferença entre vender nos classificados locais e vender um carro na Internet é que seus anúncios na Internet podem incluir muito mais informações do que um anúncio de texto de três linhas. Você pode adicionar fotos e descrições detalhadas. Existem outras vantagens ao vender online. Como os sites são acessíveis em todo o mundo, você está anunciando para um público potencialmente global, em vez de um público metropolitano local.
Antes de listar seu carro em um site, você precisa preparar algumas coisas. Você precisa obter acesso ou possuir atualmente um título para o veículo para que possa transferi-lo para o novo proprietário. Provavelmente, você também precisará de uma nota fiscal. Seu estado ou município pode exigir outros documentos, como certificações de emissões. Verifique com o Departamento de Veículos Motorizados local para ter certeza de que tem tudo em linha para assinar o carro para o próximo proprietário.
Limpe seu carro como você nunca o fez antes. Remova tudo o que puder do carro. Aspire, lave e enfeite da melhor maneira possível. Se os tapetes estiverem além da vida útil, é melhor se livrar deles do que deixar tapetes gastos no carro. Limpe o vidro e faça com que os pneus pareçam molhados e brilhantes.
Tire muitas fotos. Você precisará de fotos digitais; portanto, se usar uma câmera de filme, será necessário convertê-las para o formato digital. Para fazer isso, você pode pedir ao desenvolvedor para fornecer uma cópia digital de todas as suas imagens ou você precisará digitalizar suas imagens com um scanner para fazer uma cópia digital. Claro, você pode economizar algum esforço aqui se tiver uma câmera digital.
As fotos tiradas devem dar a um comprador de qualquer parte do país uma boa ideia quanto ao estado de todas as peças do carro. Tire fotos de quaisquer defeitos ou falhas, como grandes arranhões e amassados. Faça boas fotos de cada lado do carro e também do interior. Alguns sites online limitam você a apenas oito fotos, então escolha bem. Outros sites permitem até 24 fotos. Descubra quantas fotos você pode fornecer e coloque quantas fotos puder no leilão.
Escreva uma descrição detalhada sobre seu carro. Você não precisa exagerar, mas os compradores querem saber onde esteve e como foi cuidado. Se você tiver todos os registros de serviço dos últimos anos, mencione-os. Se tiver ocorrido um acidente, divulgue. Sua descrição deve informar ao comprador o que ele está comprando.
Se você está tendo problemas para encontrar um bom preço para seu carro, dê uma olhada em alguns dos serviços de avaliação gratuitos na Internet. Sites como Edmunds, Kelley blue book e guias de preços NADA rastreiam dados de vendas recentes e podem fornecer a você uma excelente ideia de quanto vale seu carro.
Você não precisa procurar muito para encontrar um lugar para vender seu carro. Existem muitos lugares para listar um carro online. Você pode escolher entre serviços gratuitos como o Craigslist ou pode optar por listar um anúncio pago no eBay, Autotrader, Cars.com, Autoextra.com e muito mais. Há muitas opções, então compre ao redor até encontrar o serviço que é melhor para você.
Boas descrições respondem à maioria das perguntas que um comprador em potencial pode ter, mas mesmo a melhor descrição não responderá a todas as perguntas em potencial. Você pode esperar que os compradores queiram saber outras coisinhas sobre o carro. Esteja disponível para atender ligações e e-mails o mais rápido possível. Respostas simples e diretas são sempre as melhores.
Quando você chega a um acordo sobre o preço com um comprador, todo o trabalho árduo está concluído. Não se esqueça de preencher toda a papelada que seu estado exige e recuperar a placa do carro antes que o novo proprietário saia com ela.