Embora seja apenas um pequeno componente do carro, a embreagem é uma peça muito importante. Se você ouvir alguns ruídos de trituração ao mudar de marcha, é hora de trocar a embreagem. Como isso é classificado como um grande conserto de automóveis, é recomendável levar o carro a um mecânico profissional. Com as etapas certas, no entanto, você mesmo pode trabalhar na substituição da embreagem.
Para ter sucesso na substituição da embreagem, você deve ter alguma experiência em trabalho mecânico. Se esta for a primeira vez que você fará uma troca de embreagem, espere um tempo de conclusão de cerca de 8 a 12 horas. Dentro deste período de tempo, você precisa realizar as seguintes etapas:
Reúna todas as peças necessárias para a substituição. O kit geralmente inclui uma nova placa de pressão, discos de embreagem, rolamentos de liberação da embreagem, rolamentos piloto e um retentor de óleo.
Desconecte todas as fiações elétricas, como cabo da bateria, cabo da embreagem, bem como o cilindro escravo hidráulico.
Traga o carro para um local seguro. Pode ser uma garagem ou uma parte não utilizada da sua casa. Levante a frente do carro o mais alto que puder. Isso lhe dará mais espaço para trabalhar na substituição da embreagem.
Retire o transaxle. Você pode fazer isso deslocando um dos suportes do motor. Depois, separe a transmissão do motor do carro. Faça isso removendo todos os parafusos que estão ao redor da carcaça do volante.
Empurre a transmissão de seu motor até que a placa de pressão esteja visível. Remova os parafusos da placa de pressão. Remova o disco da embreagem em seguida.
Depois que tudo for removido, você está pronto para substituir a nova embreagem. Você pode verificar o manual do seu carro para saber as maneiras certas de substituir a embreagem.
Antes de reinstalar o volante, certifique-se de que o flange do virabrequim esteja limpo. Em seguida, pegue o volante que está no topo do flange e fixe os parafusos com a medição de torque específica para cada parafuso.
Instale a placa de pressão e o disco de embreagem.
Traga a transmissão para sua posição adequada e empurre-a até que o eixo de entrada possa deslizar para dentro do orifício do disco. Faça isso com cuidado, sem aplicar força desnecessária.
Reinstale todos os outros parafusos e suportes que foram removidos anteriormente.
Na maioria das vezes, você deve substituir o cabo da embreagem também. No entanto, se você não for substituí-lo, ajuste o cabo com o número correto de folga.
Abaixe o veículo, liberando o macaco.
Teste seu carro para certificar-se de que a substituição seja feita corretamente.
Realizando a substituição da embreagem
Se você precisar substituir um componente importante em seu veículo, como a embreagem, é crucial que você conduza a operação corretamente. Lembre-se sempre de que esse processo pode variar dependendo do modelo do carro. Verifique o manual do seu carro antes de realizar a substituição da embreagem.