A junta do cabeçote, esta é a parte do seu radiador que sempre deve ser vedada. Se houver vazamentos na gaxeta, ou pior, se a gaxeta estourou, o desempenho do seu veículo será definitivamente prejudicado. Na maioria dos casos, seu carro vai superaquecer devido à ineficiência do radiador para resfriar seu carro. Obviamente, se você não for mecânico ou não tiver o conhecimento básico de funcionamento do motor de um carro, poderá ter dificuldade em determinar se a junta do cabeçote está vazando ou estourada. Na verdade, você pode nem mesmo agora onde está exatamente a junta do cabeçote. Bem, aqui estão algumas coisas que você deve saber que podem alertá-lo se a junta do cabeçote do seu carro estiver vazando. Dessa forma, você saberá se ele precisa ser substituído.
Abrir o capô. O primeiro passo é estacionar o carro em um local com bastante iluminação. Feito isso, puxe a alavanca perto dos freios para abrir o capô. Abra o capô e estabilize-o com o suporte de apoio. Certifique-se de que seu carro esteja frio antes de prosseguir.
Localize o radiador e sua tampa. O radiador deve estar localizado na frente do motor do seu carro para a maioria dos modelos. Alguns modelos podem ter o radiador sob o banco do motorista, na maioria das vezes, encontrado em muitas vans mais antigas. De qualquer forma, na parte superior do radiador, haverá uma tampa rotulada como "não abra a quente". Gire a tampa no sentido anti-horário e ela irá desparafusar e abrir o seu radiador.
Ligue seu motor. Neste ponto, com a tampa do radiador solta, entre no carro e ligue o motor. Isso testará o radiador para ver se a junta do cabeçote está vazando. Você terá que esperar alguns minutos antes de ver os resultados, pois você deseja que o radiador comece a resfriar o motor. Se o radiador começar a borbulhar no bico, isso significa que a junta do cabeçote está vazando ou estourada. Essas bolhas estão tentando sair, mas a tampa do radiador está atrapalhando um pouco. Neste ponto, você sabe que sua junta está estourada.
Substitua. Agora que você já sabe que a junta do cabeçote está vazando, leve seu carro a um mecânico para que a junta do cabeçote seja substituída. Agora, alguns mecânicos podem se oferecer para encontrar os vazamentos e selá-los. Embora isso possa resolver o seu problema por um tempo, é sempre melhor substituí-lo por um novo.
Além dos testes explicados acima, você pode descobrir se sua junta está vazando por meio de outros sinais ou sintomas reveladores, como fumaça branca do escapamento, marcha lenta e desempenho do motor insatisfatórios, a luz do motor no painel constantementeacesa, líquido de arrefecimento constantemente desaparecendo do radiador sem quaisquer sinais de vazamento na parte inferior e, claro, o superaquecimento constante do seu veículo enquanto você dirige. Todos esses sinais devem alertá-lo de que algo está definitivamente errado com a junta do cabeçote.