O lixamento é um importante trabalho de preparação para a pintura de automóveis. Retira a tinta e o primer antigos para que as novas demãos adiram bem à superfície. Lixar um carro exige muito trabalho e tempo, por isso muitos proprietários de automóveis optam por profissionais. Mas se você sabe que é capaz de fazer isso sozinho, por que pagar por um serviço profissional? Para ajudá-lo, aqui está uma diretriz.
Localize um bom local para lixar o carro. Você deve fazer isso em sua garagem ou em algum lugar bem iluminado e ventilado. Também deve haver bastante espaço para você se mover. Certifique-se de alinhar todas as suas ferramentas em sua área de trabalho, para que você não precise parar periodicamente e deixar a área para recolher suas ferramentas.
Remova tudo o que precisa ser removido. Isso inclui acabamentos, luzes traseiras e faróis. Qualquer coisa que possa obstruir o seu trabalho ou dificultar o lixamento deve ser removida. Mantenha-os todos em um local seguro. Se necessário, coloque-os em uma caixa para evitar danos ou perda de algum deles.
Aplique enchimentos nas amolgadelas. Verifique se há amassados no seu carro. Se você vir alguns, terá que nivelá-los com enchimentos, não importa o quão pequenos sejam. Você pode usar enchimento de poliéster para pequenas marcas e enchimento de fibra de vidro para grandes. Certifique-se de aplicar camadas finas nas marcas, cerca de 0,13 de polegada. Lixe os amassados assim que o enchimento endurecer.
Decida até onde você deve ir. A extensão do lixamento depende basicamente do estado do seu carro. Se estiver enferrujado, é necessário lixar até que o metal fique exposto. Mas se a tinta estiver apenas descascando, você não precisa ir fundo. Você só precisa remover a tinta e deixar o revestimento original. Da mesma forma, a lixa a ser usada depende da extensão do lixamento. Se você pretende desencavar o metal, precisa de papel de grão 80. Se necessário, você pode até ter que usar uma lixadeira elétrica. Apenas certifique-se de não aplicar muita pressão no carro, pois isso pode resultar em traços circulares na superfície, que podem aparecer na pintura. Se, no entanto, o carro não tiver que ser lixado até o fundo, você precisará de uma lixa de 150 a 320.
Comece o procedimento. Quando tudo estiver pronto, você pode lixar o carro começando de um canto e trabalhar para as outras partes. Certifique-se de ser muito completo. Você tem que lixar todas as áreas, incluindo os cantos de difícil acesso. Se você deixar até mesmo uma pequena mancha, a tinta não sairá perfeita. Além disso, lembre-se de lixar em uma direção reta. Lixar em círculos não deixará um bom acabamento.
Inspecione a superfície. Quando terminar de lixar, verifique se há peças que você perdeu. Passe por cima do porta-malas e todo o caminho até o capô. Pode ser necessário verificar algumas vezes para certificar-se de que lixou toda a superfície. Após uma inspeção completa, você pode lavar o carro para remover as partículas de poeira. Seque-o completamente depois.
Como o lixamento é um procedimento minucioso, levará alguns dias para ser concluído. Portanto, faça isso apenas se tiver tempo suficiente. Se você estiver com pressa para terminar de lixar, você precisa chamar um assistente.