Como fazer um planejamento estratégico de negócios?
Pablo Maldonado Jr.
• 3 min de leitura
O sucesso nos negócios começa com a forma como a empresa está estrategicamente posicionada em seu ambiente. A empresa pode ter as melhores pessoas cuidando dela, mas sem um plano sólido que direcionasse seu sucesso, o fracasso seria uma grande possibilidade. O planejamento estratégico de negócios é o processo de identificar a direção de uma empresa e tomar decisões quanto a determinar e alocar seus recursos na prossecução da estratégia.
Existem diferentes técnicas de análise de negócios adotadas pelas empresas ao fazer seu planejamento estratégico de negócios. As estratégias comumente usadas no planejamento de negócios são as seguintes:
Análise PEST (Política, Econômica, Social e Tecnológica) ou a análise STEER (Fatores Socioculturais, Tecnológicos, Econômicos, Ecológicos e Regulatórios)
Análise EPISTEL (Ambiental, Política, Informativa, Social, Tecnológica, Econômica e Jurídica).
Objetivo de longo prazo
A direção de uma organização será clara para todos se as partes interessadas compreenderem e possuírem sua visão, missão e objetivo (VMG), bem como se compartilharem os mesmos valores. Visão é o objetivo de longo prazo da organização. Missão é o propósito da organização que abre caminho para a realização de sua visão. A missão pode ser alcançada com o tempo, à medida que atinge os objetivos específicos. A cultura organizacional é determinada pelos valores compartilhados por seus stakeholders. Valores compartilhados são importantes, pois definem as prioridades da organização no cumprimento de sua missão em direção à realização da visão.
Existem muitas abordagens no planejamento estratégico dos negócios da organização. Uma abordagem é o processo de três etapas, que é o chamado Situation-Target-Path. Isso é feito avaliando a situação atual primeiro, em seguida, definindo as metas e objetivos e mapeando as formas possíveis de atingir as metas e objetivos. Uma abordagem alternativa desse processo de três etapas é Desenhar-Ver-Pensar. Nessa abordagem, há quatro etapas a serem realizadas para extrair o desejo da organização ou sua imagem ideal. Depois disso, é ver a situação presente, identificar a lacuna entre o que é desejado ou ideal e o estado atual, e reconhecer porque essa lacuna está presente.
Ações específicas
A terceira etapa é pensar em quais ações específicas devem ser tomadas para que a lacuna possa ser eliminada, e a etapa final é planejar quais recursos são necessários para a execução das atividades. Há também uma alternativa para a abordagem Desenhar-Ver-Pensar, que é a abordagem Ver-Pensar-Desenhar. Essa abordagem é muito semelhante à abordagem Situation-Target-Path. Ver é estudar a situação; pensar é definir metas e objetivos; e desenhar é planejar o curso de ação a ser seguido.
Ao fazer o planejamento estratégico para traçar os rumos da empresa, devemos saber o que nossa organização está fazendo, quem é o beneficiário de nossa ação e como o faremos de maneira excelente. O plano estratégico é alcançado quando cada membro da equipe sabe exatamente onde está sua organização, fica claro para cada membro para onde a organização está caminhando e todos concordam sobre a direção que devem tomar para atingir seu objetivo.