Como fazer o diagrama de espaguete para um processo enxuto?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Um diagrama de espaguete não se refere a um revestimento sofisticado de massa. Em vez disso, um diagrama espaguete se refere a um método de fluxograma que usa várias linhas contínuas que descrevem o caminho em um processo específico.
Consultores de operações comerciais
Isso é ideal para estudar o melhor processo possível para tornar a operação eficiente e enxuta. Um diagrama espaguete é normalmente usado por consultores de operações de negócios e especialistas em eficiência para avaliar uma empresa ou organização, bem como contribuir para encontrar as melhores opções para aperfeiçoar um processo ou operação específica.
Para entender como você pode usar um diagrama espaguete para um processo enxuto, leia as instruções abaixo com atenção.
Estude o mapa. Observe a área que você precisa avaliar. É melhor ter uma cópia grande para que você possa ver todos os detalhes e também várias cópias.
Saiba qual processo mapear primeiro. O mapa pode ser usado para vários processos no fluxo de trabalho. Entre esses processos, escolha aquele para o qual você criará um diagrama primeiro. Normalmente, é melhor começar com o processo mais comumente usado. Isso torna o diagrama altamente útil, portanto, o tempo e o esforço que você investe valem a pena.
Escolha uma pessoa envolvida no processo para o estudo. Como várias pessoas podem estar envolvidas em um único processo, escolha aquela que estiver mais envolvida. Tenha a pessoa com você para mapear para verificar o fluxo do processo atual.
Identifique o processo atual. Obtenha uma cópia do mapa e mapeie o processo atual com a ajuda do pessoal envolvido. Use uma linha contínua ao mapear as etapas que ele executa de uma área do mapa para a próxima.
Meça o tempo. Repita o processo seguindo o pessoal em sua rota habitual. Meça o tempo que ele leva para ir de uma parada a outra e quanto tempo ele gasta em cada parada. Se possível, meça também a distância que ele percorre indo para cada ponto.
Analise os dados. Com base no tempo e na distância, bem como no processo atual, tente identificar como torná-lo mais eficiente. Qual etapa leva mais tempo? Quão longe é preciso viajar para ir de um ponto a outro? Saber tudo isso pode ajudá-lo a melhorar o curso. Por exemplo, mova as áreas de trabalho para mais perto ou reorganize o equipamento para diminuir o tempo de viagem. Se os fundos permitirem, pode ser possível obter ferramentas mais avançadas que funcionem com mais proficiência, pois isso eliminará a possibilidade de saída com defeito.
Faça um diagrama espaguete do novo processo. Agora que você tem uma ideia de como melhorar o processo, obtenha um novo mapa e desenhe o novo processo usando uma linha contínua. Compare o novo processo atual e o proposto.
Implemente as mudanças e faça a mesma análise. Meça o tempo e a distância novamente para verificar o quanto o processo melhorou. Obtenha feedback das pessoas envolvidas no processo se o novo fluxo de trabalho está melhor do que antes e como elas podem melhorá-lo.