Se o desempenho de um funcionário é ruim, você pode precisar escrever um plano de melhoria de desempenho (PIP) para ele.
Os funcionários são importantes para uma empresa porque são as pessoas que trabalham duro para que o negócio seja bem-sucedido. Cada funcionário tem uma função específica a cumprir. Existem metas que um funcionário deve cumprir para mostrar que é um membro produtivo da empresa. Se você é um supervisor, parte de sua função é monitorar o desempenho de seus subordinados. Reconheça seus esforços ao perceber que eles estão se saindo bem para aumentar sua confiança. Se o desempenho de um funcionário é insatisfatório, talvez você precise redigir um plano de melhoria de desempenho (PIP) para ele. Isso é comumente temido pelos funcionários, pois os outros pensam que é equivalente a perder o emprego. Mas este não é o caso. É uma forma de verificar o que precisa ser melhorado e encontrar formas de auxiliar o funcionário a atingir seus objetivos. Escrever boas notícias costuma ser mais fácil do que entregar uma não tão boa.
Plano de melhoria de desempenho
Se você é um supervisor, parte de sua função é monitorar o desempenho de seus subordinados.
Aqui estão as etapas sobre como escrever um plano de melhoria de desempenho.
Escreva os eventos de coaching que você teve com o funcionário. PIP não é algo que você faz do nada. Deve haver correspondência prévia com o funcionário sobre as metas que ele não está cumprindo. Os eventos de coaching geralmente contêm os desafios que o funcionário estava enfrentando e as coisas que podem ser feitas para melhorá-los. Forneça todos os detalhes necessários, incluindo a data em que foram feitos.
Liste as metas atuais que o funcionário precisa atingir. Seja preciso ao escrever esses objetivos. Inclui o período exato em que o funcionário trabalhará para cumprir suas metas. Inclua também o que você pode fazer para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Se houver treinamentos ou cursos que os funcionários precisarão fazer para ajudar a melhorar seu desempenho, anote-os também no PIP. Inclua o que acontecerá se o funcionário atingir as metas e também o que acontecerá se ele não as atingir. Leia o rascunho do PIP que você escreveu no dia seguinte ou depois de alguns dias para ver melhor o que precisa ser editado. Depois de fazer isso, peça ao seu gerente ou diretor de RH para verificar o PIP para certificar-se de que você seguiu os procedimentos adequados.
Discuta a PIP em particular com o funcionário. Isso é algo que só deve ser entre você e o funcionário. Além de você e seus superiores, outros funcionários da empresa não devem ser informados sobre isso. Este é um assunto confidencial que você precisa manter. Explique os detalhes ao funcionário e dê-lhe a garantia de que você estará presente em cada etapa do caminho para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Obtenha um feedback do funcionário e peça-lhe que anote. Se o funcionário tiver fornecido verbalmente algum comentário ou feedback sobre o PIP, você pode anotar e pedir que ele assine com suas iniciais. Deixe o funcionário assinar o PIP para confirmar que você discutiu todos os detalhes com ele.
Acompanhe o progresso do funcionário e ofereça apoio genuíno para atingir seus objetivos. Como supervisor, você será seu guia para melhorar seu desempenho e manter seu emprego.