Quer se trate de um projeto pessoal ou de um negócio de pequena escala, fazer brochuras de viagem exige muito esforço, tempo e criatividade. A brochura de viagem tem como objetivo principal apresentar o local aos turistas e fornecer ideias de roteiros, por isso deve ser cuidadosamente pensada e feita de forma criativa. Mas embora a criação de brochuras de viagens seja um pouco desafiadora, o processo é muito divertido. Você pode considerar essas dicas.
Decida o conteúdo. Primeiro, pense nas coisas possíveis que você deve incluir no folheto de viagem. Você pode se concentrar em uma breve história do lugar, curiosidades, guias de viagem, lojas e atividades e um mapa do lugar. A pesquisa é crítica aqui. Além de procurar na Internet e em revistas e periódicos locais, você pode coordenar com o departamento de turismo local e talvez entrevistar algumas pessoas para reunir as informações de que precisa.
Escolha suas palavras. Encontre o máximo de informações interessantes que puder e formule-as de uma maneira amigável ao viajante. Lembre-se de que o folheto de viagens é, em essência, uma forma de publicidade, então você deve usá-lo ao máximo para promover o seu lugar. Portanto, use as melhores e mais persuasivas palavras para descrever sua localidade, as pessoas e outras ideias que deseja destacar. Use frases curtas. Se você usar parágrafos, faça-os o mais concisos e diretos possível.
Adicione fotos. O texto é bom, mas para tornar o folheto de viagem muito mais interessante, considere adicionar gráficos e imagens. Por exemplo, faça seus títulos em forma gráfica. Coloque fotos de comidas, pessoas e eventos locais. Mas lembre-se de não sobrecarregar seu folheto de viagem com fotos. E preste atenção ao tamanho também. As imagens não devem ser muito pequenas nem muito grandes.
Determine a aparência que você deseja que o folheto tenha. Você quer que a brochura seja um tanto formal? Casual? Na moda? A aparência do folheto deve ser baseada principalmente no perfil do seu público-alvo. Por exemplo, se você tem como alvo empresários e profissionais, seu folheto de viagem deve ser profissional, com informações que agrade principalmente a esse segmento. Se você deseja atrair famílias, o folheto de viagem deve agradar às crianças. Se adolescentes são seu público-alvo, considere fazer seu folheto de viagens bem descolado e moderno.
Tente se destacar. Lembre-se de que existem muitos folhetos de viagens por aí, e o seu provavelmente será abafado se você não o tornar o mais exclusivo possível. Portanto, pense em certas ideias que farão os viajantes dar uma segunda olhada e pegar sua brochura. Uma palavra de cautela: tentar ser diferente exigirá mais esforço, tempo e criatividade.
Imprima em papel de qualidade. Encontre o melhor papel para o seu folheto de viagem. Deve ser duro e espesso o suficiente para suportar o manuseio frequente. O branco deve servir, especialmente se você usar muitas cores no próprio folheto. Mas se você quiser usar papel colorido, certifique-se de usar algo de cor clara ou neutra. Papéis em cores chamativas ou em negrito podem ser cansativos para os olhos.
Você pode dobrar seu papel em três. A capa deve conter a foto do local. Nas páginas internas, coloque informações importantes como roteiro, locais e lojas a visitar e guia de viagem. Na última página, você pode colocar um mapa e um número da linha direta de turismo.