Como classificar entrevistas de candidatos a emprego?
Lorena Patrícia de Pires
• 3 min de leitura
Por causa da crise de empregos, anunciar uma vaga de emprego pode levar a centenas de entrevistas com candidatos a emprego. Devido ao grande número de pessoas procurando emprego a cada ano, composto por milhares de recém-formados a cada ano, pode ser difícil examinar as entrevistas com os candidatos. Veja como você pode classificar as entrevistas.
Sistema de classificação. Primeiro, você precisa determinar um sistema de classificação. O sistema de classificação mais simples é composto por três categorias, como se o candidato atendeu ou não aos requisitos e se o candidato superou os requisitos.
Nível de experiência necessário
Experiência. Um dos fatores comuns que os empregadores procuram é a experiência. A experiência é geralmente medida em termos de anos, e sua própria vaga de emprego geralmente indicará o número de anos de experiência que você exige de seu funcionário em potencial. Durante a entrevista, no entanto, você também deve perguntar que tipo de desempenho o candidato teve durante os anos de experiência que possui. Lembre-se de que algumas pessoas podem ter passado anos em um determinado setor, mas ainda não são as melhores no setor. Como alternativa, existem algumas pessoas que estão alguns meses ou anos atrás do nível de experiência necessário, mas ainda podem acabar tendo mais conhecimento sobre o trabalho do que seus colegas mais velhos.
Habilidades técnicas. Em seguida, aprenda tudo sobre as habilidades técnicas que o candidato a emprego possui, mesmo aquelas que não são exatamente necessárias ao emprego para o qual ele está se candidatando. Quanto maior o número de habilidades técnicas que uma pessoa conhece, maiores são as chances de que ela aprenda facilmente e possa ser treinada facilmente.
Treinamento e educação. A seguir, procure seu treinamento e sua formação educacional. Tal como acontece com a experiência de trabalho, existem algumas pessoas que podem não ter a certificação e o diploma universitário exigido, mas ainda assim podem ser melhores para o trabalho do que outras pessoas que têm o treinamento e a educação qualificados. Você ainda deve considerar esses candidatos. Anos de experiência às vezes compensam a falta de certificação e diploma. Lembre-se de que, afinal, muitas habilidades são aprendidas no trabalho, e nem sempre na sala de aula.
Habilidades para resolver problemas
Capacidade de comunicação e resolução de problemas. Em alguns casos, as habilidades de comunicação e resolução de problemas são buscadas em um funcionário. Nesse caso, você deve preparar um conjunto de questões e situações hipotéticas que o entrevistado deverá resolver ou para as quais criará uma solução. Isso o ajudará a avaliar o quão boa a pessoa é na comunicação ou na solução de problemas.
Liderança. Além disso, crie perguntas situacionais destinadas a avaliar o potencial de liderança de um funcionário em potencial. Por exemplo, pergunte ao candidato como ele planeja trabalhar se ele descobrir que seu superior está ausente ou não disponível para consulta. Isso mostrará se o funcionário em potencial pode assumir funções de liderança quando necessário ou não.
Para comparar os resultados e ver quais candidatos são os melhores para você, você deve somar os pontos nas três categorias de julgamento. Por exemplo, pessoas que não cumpriram os requisitos não terão pontos. Aqueles que atenderam aos requisitos terão um ponto. Aqueles que excederem os requisitos receberão dois pontos. O funcionário em potencial com a pontuação mais alta consegue o emprego.