A taxa de incidentes lhe dará uma ideia da frequência com que acidentes ou doenças surgem entre seus funcionários e trabalhadores enquanto executam suas tarefas para sua empresa. O cálculo da taxa de incidentes pode ser feito como um requisito para obter licenças e aprovações da OSHA e da MSHA. No entanto, também é uma excelente prática verificar a sua taxa de incidentes como forma de melhorar as condições de trabalho dos seus trabalhadores, que muito contribuem para o sucesso da sua empresa. Uma taxa de incidentes ruim também pode custar prêmios de seguro.
Prazo. Comece com o período de tempo que você usará para calcular a taxa de incidentes. Você pode calcular a taxa de incidentes usando um mês como período, mas também pode calcular as taxas de incidentes anuais. Mesmo ao calcular a taxa de incidentes anuais, no entanto, é melhor se você tiver números separados de taxas de incidentes mensais, para que você também possa verificar se outros fatores, como a temporada, têm efeito sobre a taxa de incidentes. Em algumas indústrias, os funcionários correm mais risco durante a estação chuvosa ou quando o clima está extremamente quente ou extremamente frio. Seja planejando a taxa de incidentes mensal, semestral ou anual, certifique-se de que seus dados estejam disponíveis para esses intervalos de tempo.
Registros de folha de pagamento do departamento
Horas de trabalho envolvidas. Em seguida, considere as horas de trabalho envolvidas. Isso deve incluir todas as horas que seus funcionários passaram trabalhando, mesmo que as horas não tenham sido pagas por algum motivo. Lembre-se, no entanto, que você não deve incluir as férias remuneradas e as licenças remuneradas, uma vez que os funcionários não têm possibilidade de sofrer algum incidente fora do trabalho. Uma das melhores maneiras de rastrear o número de horas é consultando as planilhas de ponto e os registros da folha de pagamento do departamento, onde o tempo trabalhado por cada funcionário é registrado. Os dados que você usa devem ser os mais precisos possível.
Lesões e doenças contraídas. Em seguida, faça uma pesquisa sobre todas as condições médicas e lesões que os funcionários contraíram durante o período de tempo que você está pesquisando. Lembre-se de que os ferimentos de primeiros socorros geralmente não são incluídos na lista de ferimentos contraídos. Isso significa que pequenos cortes e feridas, diretamente relacionados à ocupação e às descrições de funções, geralmente não são incluídos. As doenças ocupacionais e as horas de trabalho perdidas por causa dessas, entretanto, estão incluídas. Você pode usar o Excel para criar esses registros.
Calculando a taxa. Finalmente, para calcular a taxa, você precisará pegar o total de lesões adquiridas durante o período e multiplicar o valor resultante por 200.000. O dígito resultante deve ser dividido pelo número de horas de trabalho. A partir disso, você deve ter uma taxa de incidentes.
A taxa de incidentes pode ser usada não apenas para cumprir os requisitos da OSHA, mas também para garantir que seus funcionários estejam seguros enquanto trabalham. Ao calcular a taxa de incidentes em uma base mensal, você poderá determinar se a taxa de incidentes está em um nível baixo e gerenciável ou se você precisa implementar mudanças administrativas que irão garantir a segurança de seus funcionários.