Os diários de bordo são usados em diferentes ambientes, locais de trabalho e setores. Sua função principal é manter um registro de detalhes sobre uma atividade, evento, trabalho ou projeto. Os diários de bordo podem ser comprados ou personalizados, mas o uso é praticamente o mesmo. Você simplesmente precisa fornecer todas as informações necessárias nos campos fornecidos. Para se ter uma ideia, aqui está uma orientação geral sobre como usar um diário de bordo.
Faça um título para o diário de bordo. Especialmente se você mantiver vários diários de bordo, é aconselhável escrever ou imprimir o nome do diário na primeira página. Isso evita a troca de um livro de registro por outro. Certifique-se de incluir a data ou as datas inclusivas também. Se necessário, forneça uma breve descrição do livro de registro. Você pode, por exemplo, declarar o propósito do diário de bordo ou as pessoas envolvidas na atividade ou projeto do qual você está mantendo um registro.
Nomeie os títulos. O diário de bordo deve ter várias colunas em cada página. Aqui é onde você deve colocar todos os detalhes. Para tornar as informações muito mais organizadas, forneça um nome para cada um dos títulos das colunas. Por exemplo, se o seu livro de registro for para registrar suas despesas mensais, seus títulos podem ser "Despesas com alimentação", " Contas de serviços públicos ", "Auxílios", "Despesas de viagens", "Gás" e "Seguros". Seja o mais específico possível ao nomear os títulos, para que possa identificar facilmente em qual título uma determinada informação deve ser colocada.
Escreva descrições. As descrições são necessárias em alguns tipos de diários de bordo, como diários de bordo, diários de menstruação e diários de viagem. Se você precisar escrever descrições, certifique-se de alocar uma coluna que seja larga o suficiente para acomodar frases e sentenças. Lembre-se de manter as descrições curtas e precisas, pois se destinam a ser entendidas em uma leitura.
Números de entrada. A maioria dos diários de bordo contém números e valores. Se você mantiver esse livro de registro, certifique-se de que os números que está fornecendo estão corretos. Anote os decimais, frações e porcentagens. Lembre-se de ser preciso ao fazer cálculos. Se apropriado, arredonde os números. Some os números e escreva a soma no campo determinado.
Reveja as entradas. Lembre-se de examinar as informações do livro de registro várias vezes para localizar qualquer erro. Se você encontrar um, faça uma correção imediatamente, especialmente porque qualquer erro pode afetar a integridade do diário de bordo. Se você estiver usando um programa de computador para fazer um diário de bordo, corrigir uma entrada é muito fácil. Mas se você estiver escrevendo as entradas à mão, as correções podem deixar o livro de registro um tanto confuso. Portanto, aqui vai uma dica para lembrar: certifique-se de que as informações estejam corretas antes de inseri-las no diário de bordo, para que erros sejam evitados.
Lembre-se de manter seu livro de registro em um local seguro. Se for usado por um grupo de pessoas, certifique-se de que seja facilmente acessível. Se for um diário de bordo pessoal, mantenha-o onde ninguém possa ter acesso a ele. É preciso consistência e diligência para manter um diário de bordo atualizado e preciso. Então, se você precisa no seu trabalho, para monitorar sua saúde ou para controlar suas despesas, você precisa ser um paciente extra.