Como identificar cartões de previdência social fraudulentos?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
Os cartões de previdência social são freqüentemente usados em várias agências e empresas para confirmar a identidade do titular do cartão. No entanto, existem vários casos em que os cartões da segurança social são falsificados e até mesmo fraudulentamente associados a outro titular. Para ter certeza de que todos os cartões de previdência social que você manipula são genuínos, aqui estão algumas etapas para identificar cartões fraudulentos.
Assinatura. Em primeiro lugar, certifique-se de que a assinatura está presente no cartão. Isso pode parecer uma etapa básica a ser executada, mas na verdade muitas pessoas simplesmente digitalizam o cartão sem verificar se há uma assinatura. Além de garantir que haja uma assinatura, você também precisa se certificar de que a assinatura está escrita de forma legível no cartão e que corresponde ao nome no cartão. O único momento em que o cartão da previdência social não tem assinatura é se o titular for deficiente e não puder usar as mãos para assinar. Esses cartões geralmente vêm com decretos oficiais declarando que o proprietário é deficiente.
Peso e material. Em seguida, pegue o cartão na mão e verifique se tem o peso correto e se é feito do material correto. A maioria das cartas é bastante pesada. Se o cartão for muito leve, isso pode significar que ele é feito de materiais de baixa qualidade. Os cartões da segurança social têm uma longa duração e, por isso, são normalmente fabricados com materiais de alta qualidade. Você também precisa se certificar de que a textura do papel em si é um pouco áspera. A administração da Previdência Social, na verdade, usa um tipo diferente de papel, mais fácil de rastrear, para evitar fraudes. Se o papel for muito liso, pode ser porque o papel é simplesmente papel de impressora.
Formato. Em seguida, certifique-se de se familiarizar com o formato usual do cartão de seguridade social. Compare o cartão que você está examinando com os outros cartões. Todos os dígitos estão no lugar e devidamente preenchidos? Às vezes, você até precisa contar o número de dígitos, porque algumas pessoas simplesmente digitam números aleatórios que não correspondem ao número necessário de dígitos para os códigos no cartão.
Qualidade de impressão. Também olhar de perto a forma como o texto no cartão foi impresso. Se o texto foi impresso e há manchas, isso pode significar que o cartão do seguro social é falso e foi impresso em uma impressora doméstica. As impressoras usadas pelo seguro social geralmente são de alta qualidade e não mancham e não parecem pixeladas. Eles também usam tintas especiais que não saem, ao contrário das impressoras a jato de tinta que podem sair facilmente.
Finalmente, certifique-se de verificar o ID com outro cartão, como um cartão postal. Isso lhe dará uma referência para ajudar a garantir que o proprietário do cartão é legítimo. Com essas etapas, você poderá determinar se um cartão de previdência social é falso ou não.