Como construir uma demonstração do fluxo de caixa?
Enzo Davi Brito de Marques
• 3 min de leitura
A demonstração financeira de uma empresa relata o desempenho financeiro e a posição da empresa em um determinado período de tempo. A demonstração financeira compreende três documentos, que são a demonstração do resultado, o balanço patrimonial e a demonstração do fluxo de caixa. A demonstração do fluxo de caixa mostra o dinheiro que entra e sai da empresa. Vamos nos concentrar em como construir uma demonstração de fluxo de caixa neste artigo. Abaixo estão as etapas e dicas para guiá-lo.
Comece com o lucro líquido da empresa no período atual. Se uma empresa apenas pegasse dinheiro pelos serviços e itens vendidos e pagasse à vista pelos serviços e itens comprados, o lucro líquido seria o fluxo de caixa da empresa. Mas, a maioria das empresas adiciona provisões para depreciação e amortização de ativos e outros contratos não monetários que são subtraídos ou adicionados para ter um relatório exato do caixa fornecido que é usado pela empresa.
Faça relatórios de fluxo de caixa da principal linha de negócios da empresa. Exemplo disso são os fluxos de caixa das atividades operacionais. É composto por recebimentos em dinheiro de serviços e vendas de desempenho e despesas em dinheiro de salários de funcionários, fornecedores, vendedores, proprietários, serviços públicos e outras pessoas que estão contribuindo para produzir a receita da empresa. Subtraia os lucros não monetários, como contas a receber, e adicione as despesas atrasadas que não exigem dinheiro, como depreciação e amortização. Seu resultado líquido será denominado Caixa Fornecido (ou Usado) pelas Atividades Operacionais.
Utilize os fluxos de caixa do segmento de atividades de investimento. Use-o para fazer um relatório sobre despesas de caixa para a compra de equipamento, propriedade comercial, estoque de outro estabelecimento comercial ou outros ativos da empresa. Um aumento em ativos que não sejam equivalentes de caixa e caixa é uma diminuição no caixa, enquanto investimentos ou uma venda de ativos é um aumento no caixa. O resultado líquido será o dinheiro fornecido (ou usado) pelas atividades de investimento.
Aloque as atividades como fluxos de caixa de atividades de financiamento. Use-o se houver financiamento de capital ou dívida da empresa. Isso inclui o produto e o reembolso de notas, empréstimos e outros instrumentos de dívida. O dinheiro recebido com a emissão de ações da empresa e os pagamentos aos acionistas para retorno de capital ou dividendos também estão incluídos. O estoque aumenta o caixa ou a emissão de instrumentos de dívida, enquanto a recompra de ações da empresa ou o cancelamento da dívida diminui o caixa. O resultado das transações é dinheiro fornecido (ou usado) por atividades de financiamento.
Construa a última seção de sua demonstração de fluxo de caixa. Você pode começar com o saldo de caixa da empresa no início do período. Subtraia o caixa líquido usado ou adicione o valor líquido de caixa fornecido das três atividades mencionadas. O saldo de caixa é o resultado no final do período.
Para preparar a demonstração do fluxo de caixa de maneira adequada, você deve analisar cuidadosamente para identificar as mudanças no balanço da empresa e nas contas de receita. Você precisa identificar como as mudanças afetam o dinheiro e o equivalente a dinheiro. A demonstração do fluxo de caixa é uma ferramenta analítica que pode ser usada para entender a liquidez de curto prazo da empresa, com foco na capacidade da empresa de pagar as despesas.