Como agente de viagens, uma das melhores maneiras de garantir que seus clientes fiquem satisfeitos com seu serviço é conhecendo cada uma de suas preferências no que diz respeito a viagens. Isso é especialmente crítico se você atender às empresas. Como os viajantes a negócios provavelmente precisarão de seus serviços para lidar com os preparativos de suas viagens com frequência, é muito benéfico manter um banco de dados de suas preferências. É aqui que os perfis das viagens de negócios são extremamente importantes. Criar um é muito simples e envolverá tomar nota de todas as preferências de cada viajante de negócios que utiliza o seu serviço e colocando todas as informações necessárias em um único formulário ou folha. Dessa forma, quando um determinado cliente bater na porta, será mais fácil fazer os arranjos. Aqui estão algumas etapas na criação de um perfil de viagem de negócios para seus clientes empresariais.
Comece com um modelo. A primeira etapa para organizar o banco de dados do cliente é criar um modelo do formulário que você usará. Se você deseja formulários predefinidos que você pode simplesmente preencher nos campos, então, pesquisar na Internet deve fornecer modelos gratuitos para download. Esses modelos provavelmente estarão nos formatos Excel, Word ou PDF. Baixe o modelo e comece a usá-lo. Você pode imprimi-lo e preenchê-lo manualmente ou mantê-lo como um arquivo digital em seu computador. Fazer os dois é altamente recomendado. Agora, se você preferir criar seu próprio formulário do zero, basta usar o Microsoft Excel para criar seu modelo. Não se preocupe; se preferir que esteja nos formatos Word ou PDF, você pode convertê-lo facilmente mais tarde por meio de sites gratuitos de conversão de documentos baseados na web. Criar o modelo usando o Excel é mais fácil para a maioria das pessoas. Por outro lado, se você estiver familiarizado com o Microsoft Access, poderá criar o formulário usando-o também, mas não será possível que seus clientes o preencham para você. Portanto, se você planeja enviar o formulário ao seu cliente para que ele o preencha, use os modelos do Excel, Word ou PDF.
Prepare o formulário e reúna as informações. Ao preparar o formulário, seja por meio de um modelo pronto que você baixou da web ou por meio de um modelo que você criou do zero, certifique-se de ter todos os campos acertados. Basicamente, o formulário deve começar com as informações pessoais do cliente, como nome completo, endereço, números de contato, data de nascimento e endereço de e-mail. Siga esses outros detalhes importantes, como passaporte, Visa e informações de cartão de crédito. Feito isso, prossiga com os campos que dizem respeito às preferências de viagem do cliente, como companhia aérea, hotéis, aluguel de carros, etc... Certifique-se de que o formulário que você criar contenha esses campos e seja fácil para qualquer cliente preencher. Depois de definir o formulário, você pode coletar as informações de um cliente específico, enviando-as a ele e pedindo-lhe que preencha e devolva, ou simplesmente inserindo as informações conforme o cliente as dita por telefone ou pessoalmente.
Mantenha o arquivo à mão. Assim que o perfil de viagens de negócios for preenchido para um determinado cliente, envie-lhe uma cópia e mantenha a cópia master em seu arquivo. É altamente recomendável ter um arquivo digital e uma cópia impressa para fins de backup. Se você estiver preenchendo uma cópia impressa do formulário, coloque-o dentro de uma pasta ou envelope e guarde-o em um armário de arquivamento.
É tão simples criar um perfil de viagem de negócios. Isso deve ser feito para cada novo cliente que você encontrar, quer você espere que ele seja um cliente antigo ou um cliente recorrente. Manter um banco de dados de seus clientes é inteligente e deve ser feito por todos os agentes de viagens que existem.