Como você sabe se foi vítima de calúnia? Como você reúne as evidências essenciais para tornar seu caso mais sólido e irrefutável? Aqui estão algumas das medidas que você pode tomar:
Entenda o que constitui um caso claro de calúnia. A calúnia acontece quando uma declaração falada prejudica ou prejudica sua reputação. O pronunciamento verbal deveria ter sido dito com malícia. Você não pode abrir um processo de calúnia contra outra pessoa só porque seus sentimentos foram feridos. Sua defesa deve ser férrea.
Você precisa reunir todas as evidências importantes para apoiar sua afirmação. Você deve ser capaz de fazer isso sistematicamente. Seu objetivo é mostrar sua posição da melhor maneira. Você também pode visitar um Centro de Recursos de Lei de Mídia próximo. Se você tiver mais conhecimento sobre os fundamentos jurídicos do seu caso, poderá se equipar melhor. Você também pode se preparar mental e fisicamente.
Você também deve saber a diferença entre calúnia e difamação. Ambos são casos de difamação. Você não quer que seu caso seja encerrado apenas porque você entrou com o caso errado.
Pense no seu plano de ação. Você precisa consultar um advogado primeiro. Ele deve ser capaz de informá-lo sobre as questões relevantes sobre a Primeira Emenda, a liberdade de expressão e todas as leis aplicáveis relacionadas à calúnia. Você tem que entender completamente os processos legais envolvidos e as coisas que podem ser esperadas de você. Você também precisa preencher o Formulário de Admissão do Findlaw para determinar se o seu caso tem mérito. Seu advogado pode informá-lo sobre os próximos passos a serem tomados.
É importante que você procure a ajuda de um advogado especializado em casos de calúnia. Ele certamente está na melhor posição para traçar estratégias para o seu caso. Ele pode orientá-lo na reunião de evidências e na reunião de testemunhas qualificadas.
Retire as evidências. Sua evidência deve ser concreta. Quando revisados e avaliados, eles devem ser capazes de fornecer ao juiz informações adequadas a favor do seu caso. Você deve ser capaz de mostrar o seu lado da história.
Evite fazer anúncios públicos desnecessários. Quando o caso já foi arquivado, você deve se disciplinar. Você não pode discutir o caso abertamente em público. O tribunal espera que você se mantenha discreto. Você deve ser capaz de evitar dizer qualquer coisa até que uma decisão seja tomada. Isso também se aplica ao réu. Se você violar esta disposição, pode acabar se metendo em problemas jurídicos. Portanto, tente manter a compostura.
Você deve observar que a maioria dos casos de calúnia nunca vai realmente a julgamento. A maioria deles simplesmente acaba sendo liquidada. Simplificando, você precisa se aterrar. Os casos de calúnia são normalmente arquivados porque os egos estão feridos. Eles são arremessados de frustração. Eventualmente, quando as coisas estão mais calmas e claras, as partes acabam se entendendo e perdoando umas às outras. Seja realista. Se o seu caso for forte, ele irá para o tribunal. E o veredicto certamente irá resgatar sua reputação.