Se você assistir a programas de detetives e policiais, terá uma ideia de como as impressões digitais são coletadas. Parece fácil se você tiver as ferramentas certas. Aqui está uma ideia básica de como isso é feito.
Prepare suas ferramentas. Você precisará do pó apropriado para tirar o pó de uma amostra de impressão digital de uma determinada superfície. O tipo e a cor da superfície determinam o tipo ou a cor do pó de que você precisa. Por exemplo, em superfícies de cores claras, um pó de carbono escuro é usado. Para superfícies escuras, uma potência de alumínio leve é uma opção melhor. Se você estiver usando pós, precisará de uma pequena escova para pó e um pouco de fita adesiva. Tenha cartões de índice brancos limpos em modo de espera, uma caneta e sacos ziplock novos para armazenar sua amostra.
Use luvas de látex. Ao manusear amostras de impressão digital, é crucial não contaminar a amostra com suas próprias impressões.
Pegue sua câmera digital e comece a tirar fotos da cena do crime. Tire fotos da área onde você obterá as impressões. Você também precisará tirar fotos da superfície onde encontra as impressões, depois de colocar um pouco de pó na superfície, mas antes de tirar a amostra de impressão. Isso o lembrará exatamente como as impressões foram posicionadas, permitindo que você recrie a cena do crime.
Determine a superfície da qual deseja levantar sua impressão. Use a cor de pó apropriada. Em alguns casos, um pó fluorescente e luz ultravioleta são usados para fazer as impressões se destacarem melhor. Pegue um pouco do pó e aplique suavemente o pó na superfície. Assim que a poeira baixar, você deverá ver algumas impressões. A poeira se unirá aos óleos deixados na superfície, permitindo que você veja a impressão.
Corte com cuidado uma tira de fita e coloque-a sobre a amostra visível. Ao levantar a fita, você notará que o pó de poeira aderiu à fita na forma da impressão.
Pressione a fita com a impressão para baixo na ficha limpa. Agora você precisará etiquetar a impressão identificando a hora, a data e o local onde foi obtida.
A fumaça de iodo é outra opção para obter uma impressão. Em alguns casos, pode ser difícil obter uma impressão usando pós, como se a superfície fosse macia ou porosa. O objeto que contém a impressão é levado ao laboratório e colocado em um gabinete transparente especial onde o objeto é exposto a vapores de iodo. Esse iodo torna a impressão visível.
Use um spray de ninidrina. Este produto químico especial é pulverizado na superfície e revela a impressão por meio de uma reação química. A impressão se torna visível porque muda para uma cor azulada, de modo que uma amostra pode ser tirada.
Agora que você tem uma amostra da impressão, os investigadores da cena do crime irão agora cruzar a impressão com um banco de dados federal nacional disponível apenas para policiais para encontrar uma correspondência.
O pessoal do CSI tem as ferramentas para retirar uma amostra de maneira adequada e foi treinado para não contaminar a cena do crime. Se você estiver em um, chame as autoridades imediatamente e deixe que os especialistas tomem as impressões e outras evidências.