Ao preparar uma análise de fluxo de caixa, um empresário pode determinar se o dinheiro que está ganhando é suficiente para sustentar a operação do negócio.
A análise de fluxo de caixa é usada para descobrir os padrões de fluxo de caixa em uma empresa. Dá ao empresário uma ideia de como o dinheiro é ganho e gasto dentro de um determinado período. A análise do fluxo de caixa geralmente é feita mensalmente e cobre os padrões de fluxo de caixa em um determinado mês. Ao preparar uma análise de fluxo de caixa, um empresário pode determinar se o dinheiro que está ganhando é suficiente para sustentar a operação do negócio.
Análise de fluxo de caixa
A análise de fluxo de caixa é usada para descobrir os padrões de fluxo de caixa em uma empresa.
Se você é um novo empresário, entenda que a análise do fluxo de caixa é apenas uma das muitas demonstrações contábeis que você deve preparar. Veja como isso é feito.
Prepare todos os documentos. Você precisará ter todos os recibos, contas, livros de registro e outros materiais semelhantes para fazer uma análise de fluxo de caixa. Certifique-se de tê-los prontos antes de começar. Se você não tiver tudo de que precisa, não será capaz de chegar às projeções certas de receitas e despesas.
Determine sua renda. Faça uma projeção de receita para um determinado mês. Isso deve incluir todas as vendas - em dinheiro e outros - e outras formas de receita do seu negócio. Ao fazer uma projeção de receita, certifique-se de levar em consideração os fatores que afetarão sua receita. Isso inclui o nível de competição, a alta temporada e as mudanças nas preferências dos clientes.
Faça uma estimativa de suas despesas. Isso ajudará se você categorizar suas despesas. Agrupe as despesas de operação (equipamentos, suprimentos, salários e benefícios dos funcionários e aluguéis), despesas de marketing e publicidade (folhetos, anúncios e site), despesas de financiamento (empréstimos e apólices de seguros) e despesas tributárias. Liste as despesas nas categorias. Em seguida, some-os.
Determine o saldo de caixa que você precisa ter. Pode ser qualquer quantia necessária para operar o negócio com sucesso. Pode mudar a cada mês, mas é importante ter pelo menos um valor padrão ou mínimo. Esse valor é o que você deve ter todos os meses.
Deduza as despesas estimadas da receita projetada. Isso determinará se você é capaz de atingir o saldo de caixa desejado. Se sobrar dinheiro suficiente após fazer uma dedução, você poderá operar o seu negócio com sucesso e obter lucro. Se você estiver no negativo, isso pode ser uma indicação de que seu negócio não está indo bem.
Considere fazer um empréstimo. Se você não tiver dinheiro suficiente para administrar o negócio em um determinado mês, terá que pedir dinheiro emprestado a credores, bancos ou certas pessoas. Certifique-se de incluir o empréstimo em sua próxima análise de fluxo de caixa. Para liquidar o empréstimo, você deve ter mais entradas e menos saídas nos meses seguintes. Caso contrário, você terá que pedir mais dinheiro emprestado, o que afetará muito o seu negócio.
Concluir uma análise de fluxo de caixa é um pouco confuso no início. Portanto, se você quiser, tente procurar exemplos de documentos na Internet. Observe como as receitas e despesas são divididas e contabilizadas. Você também pode tentar consultar um especialista em negócios.