Para equilibrar o balanço patrimonial, as informações das transações registradas durante o ciclo contábil devem ser registradas de forma adequada.
Um balanço, também conhecido como demonstração da posição financeira, representa a situação financeira de uma empresa durante um determinado período (geralmente no final do ano fiscal). Analistas financeiros e acionistas usam este documento para determinar o valor de uma empresa, bem como para saber como está o estado de suas operações. Como o patrimônio de uma empresa é determinado por esse documento, os balanços devem ser precisos e suas discrepâncias corrigidas para avaliar adequadamente a organização.
A determinação do patrimônio de uma empresa é feita por meio desta fórmula, que é a estrutura matemática de um balanço patrimonial: Ativo - Passivo = Patrimônio.
Ativos são os recursos econômicos que a empresa ou corporação possui. Os ativos podem ser classificados em duas categorias: tangíveis e intangíveis. De qualquer forma, são itens de valor que podem ser facilmente convertidos em dinheiro. Ativos incluem caixa e equivalentes de caixa, contas a receber, propriedade e equipamento e semelhantes.
Passivos são obrigações que a empresa ou corporação tem de pagar e que resultam no uso de ativos e na prestação de serviços aos clientes ou partes interessadas. Estes incluem contas a pagar, participação minoritária, e banco de endividamento, como valores que a empresa deve a credores comerciais.
O patrimônio líquido, também conhecido como patrimônio líquido, é a participação remanescente nos ativos de uma empresa ou corporação que é distribuída entre os acionistas. O patrimônio líquido deve ser igual ao valor após a dedução do passivo aos ativos. O patrimônio líquido inclui o valor nominal das ações, ações em tesouraria, ações reservadas para emissão e semelhantes.
Analise as informações da transação
2. Analise as informações da transação
Para equilibrar o balanço patrimonial, as informações das transações registradas durante o ciclo contábil devem ser registradas de forma adequada. Mais uma vez, as informações a seguir sobre essas transações ainda são básicas, portanto, lembre-se delas durante o processo.
Ao registrar transações que afetam ativos, use débitos quando os ativos aumentam e créditos quando os ativos diminuem.
Ao registrar transações que afetam os passivos, use créditos quando os passivos aumentarem e use débitos quando os passivos diminuírem.
Para determinar o patrimônio, use o mesmo processo usado para registrar as transações que afetam os passivos.
Para fazer isso, basta inserir o valor do qual o resultado do seu balanço patrimonial está incorreto até que o balanço seja equilibrado.
Antes de continuar, certifique-se de que seu balanço patrimonial esteja equilibrado antes de corrigir as discrepâncias reais. Isso significa que os totais de créditos e débitos devem ser igualados. Para fazer isso, basta inserir o valor do qual o resultado do seu balanço patrimonial está incorreto até que o balanço seja equilibrado.
3. Encontre a discrepância
Software de balanço
Se os valores não forem iguais, pesquise em qual parte do ano a discrepância está localizada até que você tenha reduzido para um período de no máximo 7 dias. Isso facilitará a localização do erro. Esta fase pode ser feita mais facilmente se você estiver usando um software de balanço patrimonial.
Encontre o erro e corrija-o. Erros comuns de contabilidade incluem.
Transações em que os aumentos de ativos são registrados como créditos, e não como débitos
Transações em que aumentos de passivos são registradas como débitos, não como créditos
Transações em que diminuições de ativos são registradas como débitos, não como créditos
Em geral, podem ocorrer erros e erros de cálculo nos balanços, por isso é melhor verificar e verificar se os resultados estão realmente corretos. O valor e a situação financeira de uma empresa são determinados por este documento, portanto, a precisão no cálculo de suas variáveis é necessária.