Como contabilizar dívidas inadimplentes em contas a receber?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 3 min de leitura
Os gerentes de bancos não têm problemas em examinar as contas a receber e descobrir se há uma dívida inadimplente. Uma vez que uma conta mostra que pode ter possíveis sinais de alerta ou problemas, os gerentes podem determinar se ainda há a possibilidade de o proprietário da conta obter uma provisão para sua inadimplência. Isso pode ser feito usando uma determinada porcentagem das contas a receber do proprietário.
Embora possa parecer complicado, contabilizar uma inadimplência nas contas a receber é relativamente fácil, contanto que você saiba o que está fazendo. Se não, então você pode estar perdendo a cabeça. Felizmente para você, este artigo discutirá apenas como contabilizar dívidas inadimplentes em contas a receber. Esperançosamente, depois de ler este artigo, você será capaz de fazer exatamente isso com poucas ou nenhuma complicação.
Calcule o saldo de contas a receber. Calcular o saldo de contas a receber pode ser um pouco complicado, mas você pode fazer isso. O que você precisa fazer é basicamente calcular o número do saldo de contas a receber e da provisão para poder determinar se você está de fato em inadimplência ou não. Isso é feito por meio das etapas a seguir. A primeira etapa é determinar o conjunto de anos fiscais ou período que deseja calcular. Feito isso, estabeleça o saldo da média de baixa e finalização do contas a receber. Em seguida, você deve dividir o primeiro com o último, a fim de determinar a porcentagem média entre os dois. Depois disso, obtenha as contas a receber final atuais e multiplique isso pela porcentagem resultante mencionada acima.
Configure uma conta. Depois de terminar de calcular o saldo de contas a receber e o restante dos números importantes necessários para ajudá-lo a contabilizar a inadimplência em suas contas a receber, agora você precisa tentar abrir uma conta com a ajuda de um contador para crie uma entrada de acordo com os cálculos que você fez anteriormente. Você precisa da ajuda de um contador para esta tarefa específica, pois você precisará realizar isso todos os anos para obter seus números de forma correta e precisa.
Seja revisado. Assim que terminar, você precisará determinar se ainda pode obter algum crédito. Normalmente, se o custo para oferecer crédito a você for compensado pela despesa de seu crédito ruim, a gerência basicamente revisará o processo para determinar se você ainda é elegível. Assim que você for considerado inelegível, um cobrador será designado para cobrar sua dívida financeira de acordo com as leis da dívida.
Contabilizar dívidas inadimplentes em contas a receber pode ser difícil, mas você pode aprender como fazer isso, especialmente se quiser manter o controle de sua conta. Mantenha-se livre de dívidas financeiras e inadimplentes, reduzindo ao mínimo as suas dívidas pessoais.