Embora a maioria dos adolescentes seja estudante em tempo integral, há alguns que aceitam o trabalho em tempo parcial como forma de obter mais experiências de trabalho ou obter uma fonte adicional de renda. Seja qual for o caso, fazer com que seu filho consiga um emprego de meio período ou até mesmo um emprego de verão é uma ótima maneira de ensiná-los sobre responsabilidade e o valor do dinheiro e do trabalho árduo.
Oportunidades de trabalho abertas
O único problema é que não há muitas oportunidades de emprego abertas para estudantes de meio período, especialmente para adolescentes. Dito isso, se seu filho precisa urgentemente de algum trabalho, você terá que ajudá-lo a redigir e criar um currículo que se destaque contra a multidão de currículos que o empregador que está oferecendo a oportunidade de emprego estará recebendo.
Os currículos geralmente seguem um formato ou modelo padrão, que inclui informações como níveis de escolaridade e experiências de trabalho. No entanto, como o último é virtualmente inexistente agora, você definitivamente terá que ser um pouco mais criativo ao construir o currículo. Aqui estão algumas dicas.
Comece com o formato regular. Encontre um modelo de currículo padrão online. Existem vários deles disponíveis para download gratuito. Se você estiver usando o Microsoft Word, poderá sempre visitar o site oficial do MS office para baixar alguns dos modelos disponíveis para fazer o currículo.
Agora, não há necessidade de alterar o layout ou o formato. Sim, você provavelmente pode fazer com que tenha a aparência que deseja, mas isso não é muito importante.
Liste todos os detalhes sobre o adolescente. Antes de plotar cada pequena informação sobre seu filho adolescente no modelo de currículo, você vai querer fazer uma lista ou esboço para servir como um guia para escrever o currículo. Comece com as informações básicas sobre seu filho adolescente, nome, endereço e detalhes de contato (números de contato e endereço de e-mail). Continue para a experiência de trabalho. Agora, isso pode ser inexistente ou pode conter experiência de trabalho periódica servil, como babá, cortar a grama e outros trabalhos que eles fizeram durante o verão. Tudo isso pode ser um acréscimo significativo a um currículo, pois fará com que seu filho pareça produtivo e trabalhador aos olhos do empregador.
Além do acima, você desejará seções para o nível de educação de seu filho adolescente e outra parte dedicada às características e habilidades desejáveis que seu filho possui. Anotar esses itens em seu currículo não é apenas obrigatório, mas ajudará significativamente em suas chances de conseguir o emprego.
Transfira para o modelo. Depois de organizar os dados, você pode começar a criar o currículo. Normalmente, um modelo de currículo padrão começará com o nome e as informações de contato da pessoa. Sugere-se colocar uma foto atual 2 x 2 no topo da página. De lá, mova alguns espaços para baixo e peça a seu filho adolescente que escreva seu objetivo de carreira. Esta declaração deve ser simples e específica. Na maioria dos casos, deve abordar a questão de adquirir mais experiência de trabalho para ajudar na construção de sua futura carreira, algo nesse sentido. Depois disso, prossiga com o histórico de trabalho, detalhes de educação, lista de habilidades e características e outras informações pessoais pertinentes, como credenciamento e associação da organização, prêmios e realizações.
Abaixo disso, inclua uma lista de referências de personagens, a saber, professores, amigos e outras pessoas respeitáveis que o conhecem pessoalmente.