Como construir um objetivo de carreira para um currículo?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
Como candidato a emprego, sua chance de ser contratado depende principalmente do seu currículo. É compreensível que um empregador em potencial deseje alguém com qualificações que atendam aos requisitos do cargo em questão. Portanto, você deve escrever um currículo fabuloso, incluindo seu objetivo de carreira.
Carreira pessoal
Mas o que exatamente é um objetivo de carreira? É uma declaração que resume seus objetivos, expectativas e visão em sua carreira pessoal em relação ao emprego ao qual está se candidatando. Geralmente é encontrado na primeira parte do currículo. O objetivo de incluir um objetivo de carreira é chamar a atenção do empregador e persuadi-lo a ler tudo em seu currículo - e talvez considerar a contratação de seus serviços.
Para construir um objetivo de carreira para um currículo, use estas dicas:
Decida que trabalho você deseja conseguir em uma empresa. Reflita sobre o plano de carreira que deseja estabelecer ao ser contratado pela organização. Visualize-se na posição e como você contribuirá com informações valiosas para o seu emprego em perspectiva. Depois de considerar todos esses fatores e determinar o que você realmente deseja, você está pronto para escrever seu objetivo de carreira.
Especifique seu objetivo. Evite generalizações como: "Ser o melhor que posso" ou "Ser capaz de ajudar a fomentar o crescimento da indústria têxtil". Esses clichês não são apenas vagos, e o empregador não será capaz de avaliar suas reais intenções.
Analise suas qualificações. Você está realmente apto para o emprego dos seus sonhos? Você tem o talento e a habilidade necessários para executar suas funções? Seja realista e honesto consigo mesmo ao fazer uma autoavaliação. Se o emprego disponível for o de um professor com pelo menos cinco anos de experiência como professor e você acabou de terminar a faculdade - desista do plano. Aceite que você não está qualificado para o trabalho e procure outro cliente em outro lugar.
Declare seu objetivo diretamente. Não faça rodeios explicando ou justificando os motivos de sua aplicação. Lembre-se de que quanto menos você falar, mais fácil será compreendido.
Adapte seu objetivo de carreira ao cargo para o qual está se candidatando. É possível que você planeje enviar várias cartas de apresentação e currículos para diferentes empresas para diferentes cargos. Modifique o objetivo de carreira em cada currículo com base na posição que você está buscando em um determinado grupo. Por exemplo, você deseja se candidatar como secretária executiva na Empresa A, como professora da pré-escola na Empresa B e como oficial de relações públicas na Empresa C. Escreva um objetivo de carreira específico e independente para cada candidatura.
Faça seu objetivo de carreira curto, mas conciso. Uma ou duas frases serão suficientes. No entanto, certifique-se de que o significado e a clareza do objetivo não sejam sacrificados pela brevidade das declarações.
Cuidado com a gramática, sintaxe, ortografia, fraseado e construção geral das frases. Observe que o objetivo de carreira que normalmente precede o restante do currículo é a primeira coisa que um empregador lerá em sua carta de apresentação. Não se esqueça de que a primeira impressão é muito importante.
Incluir um objetivo de carreira em seu currículo realmente ajuda muito a construir a imagem e a impressão desejadas no empregador. No entanto, a desvantagem de declarar seu objetivo de carreira é que o empregador pode pensar que suas habilidades são limitadas apenas pelo que está declarado em seu objetivo. Para um remédio, tente incluir uma frase abrangente como: "estou disposto a explorar outras áreas relacionadas à minha área". Com essa afirmação, o empregador começará a imaginá-lo como um indivíduo versátil e completo que pode ser um ativo para a empresa.