Como configurar uma organização sem fins lucrativos?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 3 min de leitura
Grupos sem fins lucrativos são aqueles que usam seus lucros para promover uma causa específica. Geralmente são organizações beneficentes, educacionais e sociais que promovem sua causa por meio dos lucros obtidos, a fim de ajudar os membros do grupo sem fins lucrativos. Se você planeja criar um grupo sem fins lucrativos, as etapas e dicas mencionadas abaixo o ajudarão a iniciar este projeto.
Encontre um propósito. O que você deseja configurar? Qual será o benefício? Por que a organização precisa existir? Responda a essas perguntas e você começará a formular o propósito e os objetivos de seu grupo sem fins lucrativos. Assim que tiver ideias concretas e concretizadas sobre esses conceitos, você poderá transformá-las em uma declaração de missão. A declaração de missão descreve o propósito geral do grupo. Você deve ser capaz de declarar os diferentes serviços que o grupo sem fins lucrativos prestará, bem como as diferentes medidas que você tomará para obter lucros em benefício do grupo.
Dê um nome ao seu grupo. Antes de começar a registrar seu grupo para qualquer coisa, você deve primeiro ser capaz de identificá-lo. Crie um nome exclusivo para o grupo sem fins lucrativos. Se você já tem vários membros do grupo, pode consultá-los e pedir-lhes que apresentem suas próprias idéias. Agende uma reunião e pense no nome perfeito para o seu grupo. Certifique-se de que o nome se adequa à missão da sua organização. Verifique com seu estado se esse nome já existe para que você não tenha que lidar com identidades erradas.
Verifique com um advogado. Encontre um advogado que possa ajudá-lo a estabelecer o grupo sem fins lucrativos. Ele poderá ajudá-lo a incorporar o nome da organização e a registrá-la. Seu advogado também o ajudará a arquivar os diferentes documentos necessários para constituir legalmente o seu grupo. Você também pode consultar seu advogado sobre as diferentes políticas que definiu para o grupo sem fins lucrativos.
Organize os membros do seu conselho. Você precisará dos membros do conselho para se tornarem uma organização oficial, portanto, certifique-se de escolher os membros do conselho assim que preparar a papelada. O conselho geralmente inclui um presidente, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro. Você deve ser capaz de descrever suas principais funções e responsabilidades para que não haja confusão. Você também deve agendar reuniões regulares, bem como planejar a duração de cada reunião.
Identifique-se. Vá ao IRS e adquira um número de identificação do empregador. Visite o site do IRS para saber como obter esse número específico.
Abra uma conta. Usando o nome do seu grupo, abra uma conta bancária com este. Configure protocolos de assinatura de cheques e outras tarefas financeiras, com seu tesoureiro ou outro membro do conselho. Você deve ser capaz de instalar procedimentos de contabilidade dentro do grupo para poder controlar os fundos do grupo.
Iniciar. Agora que você configurou seu grupo sem fins lucrativos, pode começar a se inscrever para receber doações de diferentes pessoas físicas e jurídicas. Pense em realizar eventos de arrecadação de fundos e comece a divulgar o propósito de sua organização.
Sempre faça seu trabalho com honestidade e permaneça comprometido com os objetivos de sua organização. Também é aconselhável ser transparente com o público sobre suas finanças para que eles sejam mais abertos no apoio à sua causa.