Tornando-se um especialista em vinhos profissional
Se você adora vinho e pessoas, talvez precise se perguntar como se tornar um sommelier. A maioria das pessoas nem sabe o que a palavra sommelier significa, muito menos como você se torna um, mas se você está familiarizado com a palavra, então provavelmente está familiarizado com vinho.
Um sommelier é, nos termos mais simples, um administrador de vinhos. Como sommelier, suas responsabilidades serão as de casamenteiro em muitos níveis diferentes. Em um nível você combinará o vinho com o cliente, em outro nível você combinará o vinho com os especiais do chefe e em outro nível você combinará os vinhos que precisam ser estocados na adega do restaurante. Como você pode ver, ser um sommelier é muito mais do que simplesmente servir uma taça de vinho, mas você também precisa saber como fazer isso.
Se tudo isso parece interessante para você, aqui estão as etapas a seguir para se tornar um sommelier:
Passo 1
Eduque-se: tornar - se um sommelier é mais do que apenas vestir um jaleco branco e afirmar-se como tal. Muitos restaurantes sofisticados que precisam de um sommelier vão querer saber se você tomou as medidas adequadas para se tornar um sommelier. Embora não haja um plano definido para fazer isso, existem exames que podem certificar você como um especialista no assunto do vinho. Para passar nesses exames, você terá que saber muito sobre vinhos e ser autodidata é um ótimo lugar para começar. Este tipo de educação pode ser alcançado participando de degustações de vinho, ingressando em clubes de degustação de vinhos e trabalhando em um restaurante que oferece vinhos sofisticados.
Passo 2
Obtenha educação formal: há um número crescente de escolas e faculdades comunitárias que oferecem cursos no assunto de vinhos, especialmente na região vinícola. Esses cursos podem variar no tempo de alguns dias a alguns meses e alguns têm mais mérito e influência do que outros. O Culinary Institute of Europe, por exemplo, oferece um programa de certificação para profissionais do vinho no Napa Valley, na Califórnia. Uma vez que alguém conclui os estudos e passa nos exames associados a este curso, ele pode adicionar as iniciais CWP, que significa Certified Wine Professional, ao seu nome. Existem outros programas semelhantes em todo o país, e encontrar um com boa reputação é um grande passo quando você está considerando sua carreira de sommelier.
Etapa 3
Torne-se um assistente: muitos grandes sommeliers começam ajudando ou sendo aprendizes de um sommelier mais experiente. Depois de ter alguma educação em seu currículo, e talvez algumas iniciais atrás de seu nome, você pode procurar um restaurante que esteja procurando a assistente de um sommelier. Quando você for contratado, aproveite a oportunidade para aprender tudo que puder para que, quando chegar a hora de deixar o ninho e voar sozinho, você esteja mais do que pronto para fazê-lo.
Embora ser um sommelier definitivamente não seja para todos, se você ama vinho, ama as pessoas e adora juntar os dois, então se tornar um sommelier profissional é definitivamente certo que você é o beco sem saída.