Como ajustar seu currículo para digitalização?

É o mesmo princípio com a digitalização de seu currículo
É o mesmo princípio com a digitalização de seu currículo; você precisa conhecer alguns truques para que seu currículo seja bem traduzido.

Todo candidato a emprego deseja que seu currículo se destaque da multidão. Mas atingir esse objetivo não é tão fácil como era há vários anos. Hoje, você não só precisa tornar seu currículo de fácil leitura para humanos, mas também personalizá-lo para que, quando for escaneado por palavras e frases-chave, uma máquina também goste.

O que exatamente é digitalização? É essencialmente um processo no qual os empregadores pegam seu currículo em papel e o transformam em um arquivo de computador. Se você já tentou converter um documento de um programa de computador para outro, sabe como pode ser complicado fazer com que tudo seja transferido corretamente. É o mesmo princípio com a digitalização de seu currículo; você precisa conhecer alguns truques para que seu currículo seja bem traduzido. Abaixo estão algumas dicas úteis para você começar.

Passo 1

Vá para os sucessos. Crie uma lista de palavras-chave e frases do anúncio de emprego que você considera importantes e certifique-se de incluí-las pelo menos uma vez em seu currículo. Mais de uma vez é bom, especialmente se fizer sentido. É como escrever para otimização de mecanismo de pesquisa: você quer que o computador perceba que seu currículo tem todos os "ingredientes" para classificá-lo bem, mas não quer enchê-lo tão cheio que um par de olhos humanos vão jogar fora porque não faz sentido.

Passo 2

Formato para o sucesso. Se você tem certeza de que seu currículo será examinado, considere um formato um pouco diferente. Muito parecido com um currículo funcional, liste suas habilidades e experiências gerais no topo do seu currículo (aquelas que incorporam as palavras e frases-chave). Por quê? O computador ficará imediatamente impressionado. Você pode expandir seus maiores sucessos posteriormente em seu currículo.

Etapa 3

Contanto que você não seja tão criativo a ponto de o computador não registrar sua tarefa
Tudo bem, contanto que você não seja tão criativo a ponto de o computador não registrar sua tarefa.

Fale bem. Depois de usar verbos como "administrado", "projetado" ou "operado" pela terceira vez, provavelmente você estará procurando maneiras mais criativas de dizer a mesma coisa. Tudo bem, contanto que você não seja tão criativo a ponto de o computador não registrar sua tarefa. Se estiver procurando por "gerenciado" - como em quantas pessoas você gerenciou em sua última posição - e você decidir dizer algo como "Atendi às necessidades profissionais de cinco membros da equipe", o computador irá pular isso imediatamente. Alguns sistemas sofisticados de digitalização são programados para procurar sinônimos, mas não arrisque uma carreira possível nisso.

Passo 4

Pule as coisas chiques. Quando você suspeitar (ou tiver certeza) que seu currículo será escaneado, passe o papel colorido ou fontes decorativas. Use papel branco comum e uma fonte básica de 11 ou 12 pontos, como Ariel ou Times New Roman. Fontes sofisticadas podem parecer ininteligíveis para o dispositivo de digitalização.

Outras coisas a pular: negrito, sublinhado e itálico - todos provavelmente ignorados pelo computador. Além disso, resista a gráficos, tinta colorida e marcadores. Certifique-se de que todo o seu texto esteja alinhado à esquerda (sem centralização) e, como em qualquer outro tipo de currículo, não grampeie as páginas.

Etapa 5

Correio tradicional (ou e-mail) é o melhor. O anúncio de emprego pode especificar o meio de entrega que deve utilizar, mas, em caso de dúvida, utilize o bom e velho serviço postal da Europa. O envio de fax não é uma boa ideia, pois diminui a qualidade do documento, tornando ainda mais difícil garantir uma digitalização bem-sucedida.

Etapa 6

Certifique-se de que os humanos pensem que é excelente. Por fim, lembre-se de que seu currículo também deve impressionar as pessoas. Antes ou depois que o computador escaneia o seu currículo, um humano provavelmente também vai dar uma olhada nele - especialmente se o computador desistir. Ajustar seu currículo para a era eletrônica de hoje não dá luz verde para pular o processo de edição. Leia-o cuidadosamente várias vezes para detectar quaisquer erros gramaticais ou ortográficos e, em seguida, peça a um amigo que dê uma olhada.

Jason Kay recomenda que você leia as análises de currículo em JobGoRound.com, onde você também pode enviar seu currículo para uma análise gratuita de currículo.
Artigos relacionados
  1. Como usar palavras da moda para resumir?
  2. Como escrever um currículo de transição de carreira?
  3. Como escrever um currículo do governo federal?
  4. Como escrever um currículo cronológico?
  5. Como escrever um CV?
  6. Como escrever uma boa frase objetiva para um currículo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail