Como compreender a otimização de mecanismos de pesquisa?
David Vale
• 5 min de leitura
O básico de SEO
Então você tem um site e deseja que ele tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa do Google, Yahoo e MSN (junto com todos os outros mecanismos de pesquisa menos conhecidos). Você pensaria que ter um site de qualidade dedicado a um tópico específico seria o suficiente, mas nem sempre é o caso. Os principais mecanismos de pesquisa usam "spiders" automatizados para rastrear milhões de páginas da web por dia para determinar do que trata cada site (e página). Cada mecanismo de pesquisa usa seu próprio algoritmo para determinar quais sites e páginas são os mais relevantes para cada pesquisa que um usuário digita.
Esses algoritmos são atualizados constantemente e são sempre mantidos em segredo do público. Ninguém sabe a fórmula exata para aparecer em primeiro lugar em um resultado de pesquisa e, se você a encontrar, provavelmente mudará alguns meses depois. No entanto, existem algumas coisas que sempre serão importantes no mundo dos mecanismos de pesquisa e implementar essas poucas dicas o ajudará a otimizar seu site em todos os mecanismos de pesquisa.
Conteúdo de qualidade, dinâmico e original. A primeira coisa a se lembrar ao tentar otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa é o objetivo dos próprios mecanismos de pesquisa: fornecer aos usuários as informações mais relevantes e pertinentes para sua pesquisa. Visto que os mecanismos de pesquisa desejam fornecer a seus usuários as páginas da Web mais úteis em torno dos tópicos que os usuários procuram, eles procuram um conteúdo único, atualizado regularmente e de alta qualidade.
Se você tiver apenas algumas frases de informações gerais sobre um determinado tópico, perderá classificações (como deveria) para sites com muito conteúdo original e específico que seja pertinente à pesquisa do usuário.
Se você tem um site pequeno, reserve um tempo para escrever alguns artigos detalhados sobre alguns dos princípios básicos relacionados ao (s) tópico (s) de seu site. Se você tiver um grande site com uma variedade de tópicos, considere contratar alguns redatores freelance para fazer pesquisas e escrever um artigo detalhado sobre cada tópico.
Reserve um tempo para tornar cada artigo original e diferente. Se você simplesmente substituir algumas palavras em cada artigo, mas deixar a maior parte do conteúdo igual, os mecanismos de pesquisa perceberão.
Nota: Certifique-se de que seu conteúdo não seja plagiado de outro site. Os mecanismos de pesquisa podem detectar isso e parecerão desfavoráveis em seu site.
Vinculando. Os motores de busca foram construídos com base no conceito de referências e links. Pense em escrever um artigo de pesquisa - você deve incluir suas fontes em uma nota de rodapé ou em uma bibliografia. Os mecanismos de pesquisa operam com a premissa de que quanto mais pessoas referirem uma única fonte, mais importante essa fonte deve ser. Isso se traduz em links, portanto, quanto mais as pessoas acessam seu site, mais relevante e útil ele deve ser. E, quanto melhor o site que está criando um link para você, mais peso e importância esse link terá.
A qualidade de seus links também é um fator importante na classificação do mecanismo de pesquisa do seu site. Se você puder criar um site de qualidade e convencer outros sites de qualidade relacionados a criar um link para você, você estará no caminho certo para se destacar no jogo de otimização de mecanismos de pesquisa.
Palavras-chave. Palavras-chave costumavam ser extremamente importantes há cerca de um ano. Embora ainda sejam um fator importante, os mecanismos de pesquisa se concentram mais no conteúdo original e de qualidade do que na repetição de frases-chave que aparecem em toda a sua página da web. Com isso dito, os motores de busca ainda precisam decifrar do que trata seu site ou página da web, então usar frases-chave e termos onde faz sentido em um artigo é sempre uma boa ideia.
Não sature seu site com 60 maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, mas seja estratégico sobre sua escolha de palavras-chave, frequência e posicionamento e você será recompensado com uma classificação mais elevada em mecanismos de pesquisa para essas palavras-chave e frases-chave.
Meta tags e urls. Ainda é importante colocar sua palavra -chave ou frase de palavra- chave de maior tráfego no URL e metatag de cada página da web. Os motores de busca certamente rastrearão isso e compararão com o conteúdo da página para determinar quando e onde seu site deve aparecer nos resultados.
Links profundos. Embora seja importante obter links de qualidade para a página inicial do seu site, é igualmente importante obter links para as páginas internas do seu site também. Uma página interna pode ser mais fácil de obter um link de entrada. Talvez seja mais relevante do que a página inicial do seu site porque é mais específico ou focado em um determinado tópico.
Obviamente, sua página inicial está afiliada a cada página interna de seu site; portanto, quanto melhor for o desempenho de suas páginas internas, melhor será sua página inicial. Não se esqueça de que os mecanismos de pesquisa também indexam suas páginas internas, o que significa que você pode obter muito tráfego de uma página interna específica com uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa, mesmo que o restante do seu site não tenha. Dependendo do seu site, a maioria dos seus usuários pode nem mesmo ver a sua página inicial.
Lembre-se de que não existe uma fórmula secreta para aparecer no topo dos resultados do mecanismo de pesquisa, mas utilizar os fundamentos da otimização do mecanismo de pesquisa pode ajudar. Não há substituto para um ótimo site com conteúdo original e útil, mas existem maneiras de fazer qualquer site ter um desempenho melhor.
Dicas rápidas:
"O conteúdo é rei." Conteúdo de qualidade, dinâmico e original é vital para o sucesso do seu site.
Obtenha o máximo possível de links de tantas fontes para o maior número possível de páginas em seu site.