Como se tornar um representante de vendas de carros?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Ser um representante de vendas de automóveis é mais do que apenas vender um carro Mitsubishi, um carro Hyundai ou qualquer outra marca popular no mercado. Se você deseja seguir a carreira de vendedor de automóveis, saiba quais habilidades e características você precisa possuir para conseguir esse emprego.
Você deve ter paixão por carros. Para ter uma carreira em vendas de automóveis, você precisa ter zelo por tudo o que tenha a ver com carros. É fundamental que você conheça bem as diferentes marcas, tipos, peças e embalagens. Você não pode vender se tiver apenas um conhecimento mínimo sobre o seu produto. Somente uma pessoa que é apaixonada por automóveis pode ter confiança para vendê-los. Mesmo que você tenha formação acadêmica em vendas, mas seu interesse no produto seja nominal, as chances de se tornar um representante de vendas de automóveis são mínimas. Se você tem grande interesse por automóveis, mas seu conhecimento sobre carros é limitado, comece a fazer sua lição de casa. Estude o máximo que puder sobre carros, os diferentes fabricantes e revendedores com os quais deseja trabalhar.
Saiba o que os revendedores de automóveis procuram em um representante. Você pode encontrar sites de revendedores de automóveis online na rede. Vá para a página de carreiras e descubra quais requisitos específicos eles estão procurando. Normalmente, você descobrirá que não há um curso específico exigido em sua formação educacional, embora ter uma formação em estudos de vendas seja o ideal. Normalmente, os requisitos estão mais na personalidade ou caráter do candidato. Alguém que é automotivado, assertivo, objetivo, extrovertido, um jogador de equipe, divertido amoroso e possui comunicação proficiente e habilidades interpessoais tem a vantagem de se tornar um representante de vendas de automóveis.
Considere trabalhar para um revendedor de carros usados. Antes de pensar em entrar em uma concessionária de ponta, será muito prático começar onde os preços são mais baixos, especialmente se você ainda não tem experiência em vendas. O transporte ainda é uma necessidade, mas com a recessão hoje, todo mundo sai por um preço menor. Há mais tráfego de passagem onde os carros usados são vendidos. Lá você vai praticar as habilidades de vendas, e cumprir sua cota é relativamente menos estressante do que em uma concessionária de alto nível.
Crie uma ótima impressão. Vista-se para o sucesso ao se inscrever ou enviar seu currículo. Uma boa impressão inclui um currículo bem escrito que mostra toda a sua experiência de vendas em outros setores. Se você não tem prática de vendas, pode enfatizar seu histórico de atendimento ao cliente.
Prepare-se para ter sucesso em uma indústria competitiva. As concessionárias de automóveis geralmente pagam apenas comissões. Você tem uma cota de vendas que precisa cumprir, caso contrário, outra pessoa tomará seu lugar. Você terá que competir com seus próprios colegas da mesma forma que está competindo com representantes de vendas de outras concessionárias de automóveis. Se você acha que não pode prosperar neste tipo de ambiente de trabalho, o trabalho não é para você. Você sempre terá que ser agressivo e confiante para atingir seus objetivos.
Se você está analisando suas chances de se tornar um representante de vendas de automóveis, vale a pena considerar essas dicas simples, independentemente de onde você esteja. Esteja você na Europa, Reino Unido ou outros países, embora para alguns países haja requisitos de licenciamento para se tornar um representante de vendas de automóveis.