Juntar-se a uma organização profissional é um passo tremendo na formação de uma rede de profissionais que você pode usar para referências, procura de emprego ou para obter ideias diferentes. Essas organizações vêm em todos os tipos e são separadas por religião, etnia, gênero ou região. Selecionar essas organizações não parece muito difícil. Há desafios em garantir que você escolha as melhores organizações profissionais para você.
- Obtenha uma lista de organizações. Você pode encontrar organizações profissionais online; você lerá sobre eles em livros ou materiais de treinamento; você também pode ouvir outras pessoas nas aulas ou no trabalho discutir as diferentes organizações. Usando todas essas fontes, você deve criar uma lista das diferentes organizações sobre as quais está ouvindo. Depois de fazer a lista, elimine aqueles para os quais você não se qualifica (por sexo, nacionalidade, etnia ou região). Isso o deixará com uma lista menor de organizações profissionais para pesquisar.
- Pesquisar. Pesquisar qualquer grupo antes de ingressar em uma organização profissional é importante. Alguns grupos cobram taxas de associação, mas não fornecem serviços. Outros podem ser gratuitos, mas não proporcionam uma rede real. Você também desejará certificar-se de que qualquer organização profissional tenha uma boa reputação na área de sua escolha. Colocar em seu currículo uma organização profissional, que tenha sido publicamente investigada ou questionada sobre ética, é uma das piores coisas que você pode fazer. A fase de pesquisa deve ser uma das etapas mais demoradas e bem pensadas ao decidir ingressar em uma organização profissional.
- Mais nem sempre é melhor. Não se junte a todas as organizações que encontrar em sua lista. Seja seletivo. O motivo é muito simples. Você pode ser ativo em algumas organizações profissionais. As pessoas irão conhecê-lo e você poderá trabalhar para ganhar uma reputação entre seus colegas. Se você se juntar a muitos, não será capaz de realizar tanto dentro de uma organização. Listar 10 organizações profissionais em um currículo pode parecer uma boa ideia, mas, na realidade, apenas mostra que você se juntou a 10 organizações. É melhor listar duas organizações e suas realizações dentro delas. Isso mostra que você é dedicado, em vez de apenas tentar estender uma rede.
Não importa como você se aproxima de ingressar em uma organização profissional. O objetivo é simples: aumentar seu networking e aumentar sua capacidade de realizar seu trabalho. Nem sempre é fácil decidir a quais organizações ingressar e não tome tais decisões levianamente. Pesquise as melhores organizações profissionais para você, e elas podem lhe fornecer uma visão, informações e assistência inestimáveis.