Um engenheiro arquitetônico trabalha na análise, aplicação e implementação do projeto de um edifício. Pode ser um novo edifício ou uma reforma. Ele garante que o projeto feito pelo arquiteto pode ser aplicado na construção real e que a estrutura é segura, usando os materiais certos. Enquanto os arquitetos se concentram no projeto e no projeto, o engenheiro arquitetônico se preocupa com a segurança da estrutura para seus usuários e o ambiente circundante.
Se você quiser se tornar um engenheiro arquitetônico, precisará ter uma base sólida em matemática e ciências para se preparar para um curso universitário de engenharia ou arquitetura de quatro a cinco anos. Em algumas universidades e faculdades, não existe um curso específico de especialização em engenharia arquitetônica. Durante a faculdade, é aconselhável fazer disciplinas que tratem de projeto estrutural. Existem projetos que podem ser feitos individualmente ou em grupos, o que o ajudará a aplicar as teorias na prática. Além de se destacar nos projetos, também é aconselhável que você se envolva em estágios de verão em construtoras e outras empresas para poder conhecer o ambiente real de trabalho de um engenheiro arquitetônico. Verifique com a sua escola se eles têm vínculo com empresas, que oferecem treinamentos on-the-job para alunos de graduação. Antes da formatura, é melhor preparar seu currículo e negócios, que você pode enviar prontamente a empresas em potencial para as quais gostaria de trabalhar. Após a formatura, você precisa ser aprovado em um exame de licenciamento para exercer a profissão de engenheiro arquitetônico.
Software de design auxiliado por computador
Você também pode prosseguir seus estudos após a faculdade e terminar um mestrado em engenharia arquitetônica. Isso o ajudará a obter uma posição melhor em uma empresa de construção, embora a experiência de campo também conte. Você pode optar por cursar disciplinas em tempo parcial, enquanto trabalha em tempo integral. Dessa forma, você pode adquirir experiência real de trabalho enquanto estuda. Se você não pode reservar tempo para fazer um mestrado, você pode participar de conferências e seminários para engenheiros arquitetônicos para se atualizar com o desenvolvimento atual em sua área. Também é aconselhável que você estude as tecnologias recentes, como software de design auxiliado por computador. Cursos de curta duração estão disponíveis para aprender essas tecnologias em poucas semanas. Também se associe aos melhores engenheiros de arquitetura em seu local de trabalho e aprenda com seus insights e experiências.
Alguns anos de experiência em uma empresa de construção ou arquitetura já podem fornecer as habilidades, o conhecimento e a confiança para abrir sua própria empresa com a ajuda de outros parceiros de negócios. No entanto, você precisa estar preparado para desembolsar uma certa quantia de capital para iniciar sua própria empresa de arquitetura ou construção. Você também pode fornecer serviços de consultoria para empresas de arquitetura e construção. Existem algumas empresas que terceirizam esses serviços, dos quais você pode tirar proveito.
No geral, tornar-se um engenheiro arquitetônico exigirá anos de estudo e experiência prática, e a melhor realização é você ver um projeto de construção do início ao fim.