Os líderes nacionais estão agora mais focados nas preocupações ambientais em comparação com a última década. Isso ocorre porque está sendo lentamente provado por calamidades do passado que o meio ambiente mudou drasticamente por causa das atividades humanas. Os filmes de desastres até tornaram o público mais consciente sobre os efeitos do clima global e das mudanças ambientais. Programas de TV do Discovery Channel e documentários da National Geographic também têm contribuído para essa crescente conscientização sobre o meio ambiente.
Se você acha este tópico interessante, talvez deva tentar se tornar um pesquisador ambiental. Programas voltados para a natureza freqüentemente empregam esses pesquisadores e se tornam parte da equipe. Esses cientistas de pesquisa ambiental geralmente são aqueles que estudam uma determinada área do meio ambiente e procuram a causa raiz de um evento ou fenômeno. Eles então tentam descobrir maneiras de evitá-los, reverter os danos do passado ou desenvolver novas tecnologias para melhorar o estado do meio ambiente.
Grau básico geral
Para se tornar um pesquisador ambiental, você pode precisar terminar um diploma em ciências. Você pode ter um diploma geral básico, como matemática, física, geologia, química ou biologia, ou campos mais específicos, como microbiologia, engenharia ambiental ou ciências ambientais. Se você não tiver um diploma em ciências, pode optar por fazer um curso de pós-graduação em ciências.
Se você está fazendo um curso de pós-graduação, é recomendável que você escolha entre vários campos de estudo, tais como: aquecimento global, mudanças climáticas, reciclagem, vida animal, vida vegetal, questões sobre extinção de animais e vegetais, recursos energéticos e estudo do solo e erosão. Normalmente, existem tópicos ainda mais específicos que cobrem um fenômeno, como um tufão ou furacão. Enquanto trabalha em um trabalho de pesquisa, você pode até usar isso como sua tese em seus estudos de pós-graduação. Algumas empresas e agências governamentais realmente incentivam seus pesquisadores a realizar um estudo em coordenação com uma universidade. Esses estudos são financiados pela empresa ou agência governamental, e a maioria dessas colaborações visa fornecer uma solução para problemas ambientais específicos.
Trabalhar longas horas
Pesquisadores ambientais que já concluíram a pós-graduação e o doutorado já estão envolvidos no desenvolvimento e na apresentação de estudos sobre questões ambientais. Uma vez que envolvem documentação e redação, é importante para um pesquisador ambiental desenvolver habilidades de redação e apresentação. Pesquisas e experimentos também envolvem muito tempo ao ar livre ou em laboratórios. Como um pesquisador ambiental, você deve ser capaz de trabalhar muitas horas ao ar livre e em ambientes fechados. Você também deve suportar o trabalho longe de casa por longos períodos de tempo. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver fazendo observações sobre as mudanças climáticas ou o desenvolvimento da vida vegetal ou animal em uma determinada área. Pode levar meses ou anos para um estudo de caso específico para terminar, especialmente se você estiver observando. Enquanto você envia relatórios regularmente, as conclusões finais podem depender de anos de observações.
Ser um pesquisador ambiental é gratificante de maneiras que podem não ser apreciadas por algumas pessoas, mas a ideia de ajudar o mundo a encontrar soluções para os problemas ambientais que vivemos é certamente atraente e nobre. Seus esforços podem levar a uma solução que potencialmente salvará o mundo.