Desportistas ou atletas têm necessidades nutricionais e alimentares diferentes da população em geral. Isso ocorre porque eles devem ter altos níveis de resistência ou resistência, e seus níveis de desempenho estão em um nível muito mais alto em comparação com o ser humano médio. Assim, suas necessidades dietéticas ou nutricionais especiais precisam ser cuidadosamente planejadas e administradas na hora certa, e é aí que entra o nutricionista esportivo. Este artigo explica como se tornar um nutricionista esportivo.
Antecedentes e descrição do trabalho Qualquer pessoa que seja médico, nutricionista, treinador, personal trainer, fisioterapeuta ou alguém que queira treinar especificamente para essa função pode se tornar nutricionista esportivo. Nutricionistas esportivos podem trabalhar com programas esportivos escolares e universitários, equipes e clubes amadores ou profissionais, atletas ou jogadores individuais, serviços públicos de saúde ou instalações de medicina esportiva.
Avaliação da composição bioquímica individual
De acordo com a National Association of Sports Nutrition (NASN), o órgão oficial de licenciamento e credenciamento de nutricionistas esportivos, 'nutrição esportiva' trata da avaliação da composição bioquímica e fisiologia individual para criar um programa nutricional que garanta a melhor e ótima composição corporal, desempenho níveis e taxa de recuperação em desportistas. Isso é feito coletando informações sobre as taxas atuais de metabolismo, estilo de vida, níveis de energia para um desempenho ideal consistente, histórico de saúde, etc.
Educação, certificação e treinamento
Uma formação básica em física, química, biologia e matemática no ensino médio é o primeiro passo para se tornar um nutricionista esportivo. Após o ensino médio, a NASN recomenda os seguintes requisitos educacionais para se tornar um nutricionista esportivo licenciado. Complete qualquer UM dos seguintes:
Dois anos de experiência profissional como profissional certificado em saúde, nutrição ou aconselhamento dietético;
Associado ou bacharelado em nutrição ou assuntos relacionados à saúde ou ciências com um ano de experiência de trabalho como profissional de saúde certificado;
Após preencher os requisitos acima, você pode se inscrever para uma Licença de Nutrição Esportiva Primária comparecendo e concluindo o exame NASN, além de quaisquer requisitos do conselho de saúde estadual. Você deve demonstrar conhecimento em: (a) avaliação da composição corporal e metabolismo; (b) desenvolvimento do menu; e (c) metabolismo do exercício.
Programa de diploma acreditado
Caso você não tenha nenhuma das qualificações mencionadas acima, você ainda pode se tornar um nutricionista esportivo completando qualquer programa de diploma credenciado pela NASN para se tornar um Personal Trainer (PT). Este programa consiste em três módulos, todos os quais devem ser concluídos com sucesso para obter a certificação: (a) treinamento de resistência; (b) defesa da saúde; e (c) avaliação de aptidão.
O crescimento na carreira pode ser facilitado com a obtenção da Master Sports Nutrition License, que permitirá que você gerencie equipes de nutricionistas esportivos ou administre um programa de nutrição em qualquer estabelecimento de saúde. Para obter esta licença, você deve ter conhecimento especializado em: (a) testes metabólicos; (b) composição corporal; (c) metabolismo do exercício; (d) desenvolvimento do menu; (e) programas de tratamento para distúrbios médicos; e (f) manejo nutricional.
Confira o site da NASN para obter informações adicionais sobre certificação, recertificação e plano de carreira. Os princípios básicos já foram abordados neste artigo.